Populares salvam jovem em apuros no rio Cávado em Barcelos

Este domingo
Populares salvam jovem em apuros no rio cávado em barcelos
Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO / Arquivo

Populares salvaram um jovem, de 24 anos, que se encontrava em apuros no rio Cávado, junto ao açude do areal de Barcelinhos, Barcelos, este domingo.

Graça Silva, uma dos pessoas que o salvaram, conta a O MINHO que o jovem, residente em Famalicão mas de nacionalidade estrangeira, estava num grupo de cinco amigos, quando ficou aflito dentro de água, cerca das 14:30.

Os amigos deram alerta e duas mulheres que viram a situação começaram a gritar por socorro, levando populares que estavam no areal a lançar-se à àgua.

Segundo Graça Silva, lançou-se um homem ao rio, mas na aflição a vítima agarrou-o e foram “os dois abaixo”. Foi então que se lançou um outro homem para ajudar e o primeiro regressou para ir buscar uma boia. “O primeiro que se lançou veio ao meu encontro, atirei-lhe a boia e vieram os três juntos”, conta Graça Silva, de 54 anos, e “criada no rio”.

O jovem foi depois assistido por uma mulher que também estava na praia e era socorrista, não tendo tido necessidade de ir ao hospital.

O areal de Barcelinhos é muito frequentado no verão, porém não dispõe de vigilância.

Graça Silva afirma que tem visto grupos de jovens alcoolizados a entrar na água e apela a uma consciencialização destes para os perigos que correm ao lançarem-se ao rio, pondo em causa a sua integridade física, mas também a daqueles que os poderão tentar salvar.

Miguel Silva, experiente marinheiro, tem vindo a apelar, através das redes sociais, para a colocação de boias no areal de Barcelinhos, como uma forma de evitar afogamentos.

Recorde-se que, no passado dia 28 de junho, um jovem de 17 anos morreu ali afogado. Na altura, Miguel Silva apelou à autarquia para colocar boias naquele local, dando como exemplo os municípios de Esposende e Póvoa de Varzim. Apelo que reforçou agora com esta nova situação que, felizmente, teve outro desfecho, “porque se encontravam as pessoas certas no local”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Investigadora defende reforço de meios do icnf na peneda-gerês 

Investigadora defende reforço de meios do ICNF na Peneda-Gerês 

Próximo Artigo
Incêndio na peneda-gerês consumiu 7. 500 hectares: "serra amarela e zonas à volta todas queimadas"

Incêndio na Peneda-Gerês consumiu 7.500 hectares: "Serra Amarela e zonas à volta todas queimadas"

Artigos Relacionados