O popular programa sobre restauro automóvel “Wheeler Dealers” gravou esta semana em Famalicão, causando burburinho por entre os aficionados dos automóveis na região do vale do Ave. Esteve numa oficina e no centro de restauro do Museu do Automóvel Antigo, em Ribeirão. A ida do apresentador a Santo Tirso, para uma refeição, acabou também por ser notícia num jornal local.
O programa do Discovery Channel, que vai na sua 17.ª temporada a mostrar bons negócios com carros usados que são depois restaurados e vendidos, realizou filmagens na oficina Retro Garage, em Calendário. Fotografias das gravações foram divulgadas nas redes sociais.
Ao que O MINHO soube, outro dos pontos de passagem do programa foi em Ribeirão, no Lago Discount, onde está localizada a escola de restauro do Museu do Automóvel Antigo de Famalicão. Lá, o apresentador acompanhou o restauro de um Peugeot 405 Mi-16 que foi depois colocado em leilão no e-bay, também com direito a anúncio através das redes sociais.
Originalmente produzido pela Attaboy TV para o Discovery Channel no Reino Unido e para a Motor Trend nos Estados Unidos, o programa é apresentado pelo entusiasta de carros e ex-negociante Mike Brewer, com os mecânicos Edd China (Temporadas 1-13), Ant Anstead (Temporadas 14-16) e Marc Priestley (Temporada 17 em diante).
A missão de Mike e dos colegas é salvar veículos antigos e recuperáveis para entusiastas, reparando ou melhorando um exemplo de uma determinada marca e modelo dentro de um orçamento e depois vendendo-o para um novo proprietário.
O programa foi criado por Daniel Allum e Michael Wood, os diretores fundadores da Attaboy TV, ambos entusiastas de carros.