Seguir o O MINHO

Terras de Bouro

Populações temem ser atacadas por lobos no Gerês

em

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

As populações das zonas envolventes à Serra do Gerês, em Terras de Bouro, que têm sofrido ao longo das últimas semanas ataques frequentes aos seus rebanhos, temem ainda que as alcateias possam atacar mesmo as próprias pessoas, como crianças agora em férias.

Um rebanho de dez ovelhas foi totalmente dizimado durante um ataque de lobos perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta, no lugar de Seara, Rio Caldo, Terras de Bouro, durante o último fim de semana, mas “há muitos casos de ataques sucessivos, não só aqui na nossa localidade, como em outros lugares aqui, na Serra do Gerês”, disse José Antunes.

Segundo O MINHO apurou junto de populares este domingo, perto do Santuário de São Bento da Porta Aberta (Sãobentinho), em Seara, na freguesia de Rio Caldo, concelho de Terras de Bouro.

“Não escapou uma única ovelha, os lobos mataram as que levaram para o monte e as que ficaram a agonizar no prado, é um cenário desolador”, desabafou José Antunes, ainda em estado de choque depois do cenário com o qual se deparou quando ia alimentar o gado.

De acordo com o testemunho de José Antunes, de Seara, o proprietário do gado agora atacado mortalmente, “cada este mais este tipo de predador, que já não é o típico lobo ibérico, mas um arraçado de lobo e de cão, tem a iniciativa de descer até junto das povoações e pode matar pessoas, mesmo que sem fome”.

O MINHO soube nas freguesias de Rio Caldo e de Vilar da Veiga, ambas confiantes com o Rio Cávado, que os ataques têm arrasado não só ovelhas, como cabras e cachetas, como são conhecidas localmente vacas e vitelas de menor porte que deambulam na serra.

“O lobo é um coitadinho, eu não tenho nada contra a preservação, mas connosco é que se não vê preocupações, estamos às vezes seis anos para receber as indemnizações e outras vezes nem isso, mas neste momento é uma questão de segurança o que está aqui em causa, porque eles são muito perigosos e descem até junto das populações”, referiu José Antunes.

Turistas em perigo

Uma outra preocupação tem a ver com os operadores turísticos locais, alguns igualmente proprietários de gado de várias espécies e raças, que receiam um eventual ataque a turistas que não conhecendo o meio, “se aventuram muitas vezes sozinhos pela serra acima, não sabendo os riscos que correm, aliás, muitos até se perdem aqui e com muita frequência”, de acordo com aquilo que revelou a O MINHO o dono de uma pensão, em Vilar da Veiga, que solicitou anonimato, mas disse “ser necessário as autoridades tomarem medidas para evitar uma tragédia, pois quando os lobos atacam ninguém fica vivo para contar a estória”.

Anúncio

Terras de Bouro

Prisão preventiva por violência doméstica após fim de namoro no Gerês

Em Terras de Bouro

em

Foto: DR/Arquivo

O Tribunal de Braga aplicou prisão preventiva a um homem de Terras de Bouro suspeito de perseguir e agredir física e psicologicamente a namorada, por esta ter terminado a relação, anunciou hoje a GNR.

Em comunicado, a GNR refere que o homem, de 49 anos, foi detido na terça-feira, pelo Núcleo de Investigação e de Apoio a Vítimas Específicas (NIAVE) de Braga.

Segundo a GNR, o suspeito “perseguia e agredia física e psicologicamente a sua namorada, de 40 anos, por esta ter terminado uma relação de namoro”.

Na terça-feira, foi cumprido um mandado que culminou na detenção do suspeito.

Presente ao Tribunal de Braga, foi-lhe aplicada prisão preventiva, a mais gravosa das medidas de coação.

Indiciado por violência doméstica, o suspeito foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Braga.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Homem fica ferido após despiste de moto 4 na zona do Gerês

Em Carvalheira

em

Foto: O MINHO

Um homem ficou ferido esta segunda-feira após uma queda de moto 4 em Terras de Bouro. O acidente ocorreu quando a vítima seguiu no sentido descendente desde Carvalheira em direção a Chamoim, no lugar de Gradouro, perto das Águas do Fastio, na zona do Gerês.

A vítima não ficou com ferimentos muito graves e foi transportado para o Serviço de Urgência do Hospital Central de Braga.

A vítima recebeu os primeiros socorros logo no local por parte dos Bombeiros Voluntários de Terras de Bouro e da equipa da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM baseada no Hospital Central de Braga.

O Posto Territorial da GNR de Terras de Bouro registou o acidente.

Continuar a ler

Terras de Bouro

Quatro jovens estrangeiros perdidos resgatados na Serra do Gerês

Três neozelandeses e um cabo-verdiano

em

Foto: O MINHO

Quatro jovens estrangeiros, três neozelandeses e um cabo-verdiano, foram resgatados pela GNR na madrugada de hoje após se terem desorientado na Serra do Gerês, disse à Lusa a GNR de Braga.

Segundo a fonte, cerca das 22:00 de sábado os jovens – três homens e uma mulher – pediram apoio via telemóvel ao posto territorial da GNR de Terras de Bouro, por se terem afastado da trajetória que seguiam e não conseguirem orientar-se.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

“O posto informou o CDOS [Comando Distrital de Operações de Socorro] de Braga, que ativou a equipa do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que procedeu ao resgate”, disse.

Conforme explicou a fonte do Comando Territorial de Braga da GNR, os jovens enviaram via ‘Whatsapp’ às autoridades as coordenadas GPS do local onde se encontravam, tendo sido localizados pelo GIPS pelas 01:00 de hoje, num local “bastante distante da estrada”.

Os jovens encontravam-se bem e a operação foi dada como finalizada pelas 04:00 da madrugada.

Continuar a ler

Populares