A população mundial vai chegar aos 8 mil milhões de pessoas esta terça-feira, segundo uma estimativa da ONU. A planeta nunca teve em toda a sua história tanta gente.
De acordo com os números da Nações Unidos, a população mundial mais do que triplicou nas últimas sete décadas. Em 1950 vivam 2,5 mil milhões no mundo.
A Europa é um continente com queda na representatividade. Em 1950 tinha mais de 20% da população mundial, e agora representa menos de 10%.
A África apresenta um aumento e chega a quase 20%, ainda distante da Ásia, de longe o continente com mais população no planeta, com cerca de 60%. A América do Sul conta com 5,5%, enquanto a América do Norte tem 7,5%. A Oceania tem apenas 0,6%.
No entanto, a China deve perde o posto de país mais populoso do mundo. Segundo as estimativas, a Índia deve passar a ser o local com mais pessoas no planeta já no ano que vem.
Segundo a ONU, o aumento populacional não deve-se diretamente ao aumento de natalidade, mas sim por causa do aumento da esperança de vida, como consequência das melhorias na saúde pública, na alimentação e o avanço da medicina.
No entanto, os países menos desenvolvidos não seguem a tendência, com uma tendência de sete anos abaixo da média mundial.