A população de Monção vai ser chamada a escolher através de votação ‘online’, entre quatro datas possíveis, a melhor para a celebrar o feriado municipal, revelou hoje a Câmara local.
Em comunicado, a autarquia adiantou que o inquérito, “apenas com caráter consultivo”, coloca quatro hipóteses, sendo a primeira o dia 12 de março, em que se celebra a atribuição do foral a Monção em 1261.
A segunda opção é o dia 28 de março, segunda-feira de Páscoa, depois 27 de maio, sexta-feira após o Corpo de Deus e, por úlitmo, o dia 22 de agosto, segunda-feira da festa em honra da Virgem das Dores, padroeira do concelho.
A consulta, que vai decorrer entre terça-feira e 31 de março, foi anunciada hoje pelo presidente da Câmara Municipal durante o período antes da ordem do dia da reunião ordinária do executivo municipal.
Para o socialista Augusto Domingues, citado na nota enviada à imprensa, trata-se de “mais um gesto de aproximação ao munícipe rumo ao desenvolvimento de uma sociedade ativa e participativa”.
Realçou que “o inquérito servirá como barómetro para avaliar o sentido da vontade dos monçanenses e o nível de participação dos munícipes na vida do concelho, não constituindo uma decisão final”.
“Vamos ver qual a vontade dos monçanenses. Não é vinculativo mas terá peso na decisão final” sublinhou.
O feriado municipal de Monção comemora-se na quinta-feira do Corpo de Deus, dia móvel que, este ano acontecerá a 26 de maio de 2016.
O parlamento aprovou, no passado dia 08 de janeiro diplomas do PS, PCP, BE e PEV para a reposição, em 2016, dos quatro feriados nacionais retirados em 2012, com a abstenção das bancadas do PSD e do CDS-PP.
No debate em plenário, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares anunciou que o Governo já tem o parecer favorável da Santa Sé para avançar com a reposição em 2016 dos dois feriados religiosos retirados em 2012, com efeitos a partir de 2013 – o de Corpo de Deus (móvel) e o dia 01 de novembro (dia de Todos os Santos).
O feriado municipal de Monção naquela data foi fixado, em 2014, por decisão da Assembleia Municipal e revogou uma outra deliberação, de 2002, que instituía o feriado municipal no dia 12 de março, data da entrega do primeiro foral a Monção, em 1261.
Os interessados em participar na consulta ‘online’ terão de aceder ao portal municipal e fazer a sua escolha, selecionando uma das quatro opções, sendo que o sistema apenas permite um voto por computador. O resultado global da votação está sempre disponível, podendo ser acompanhado em tempo real.
Fique a par das Notícias de Monção. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui