População contesta construção de aterro sanitário em Fafe

Foto: Ilustrativa / Resinorte / Arquivo

A Freguesia de Jugueiros, no concelho de Felgueiras, comunicou à população que se opõe à construção de um aterro sanitário, a cerca de 100 metros do seu território, no vizinho concelho de Fafe. 

Segundo aquela autarquia, “a Câmara Municipal de Fafe ter-se-á comprometido com a empresa Resinorte – Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos, SA. para a instalação de um aterro sanitário”, que se traduzirá num impacto ambiental negativo no território de Jugueiros.

“Não posso ficar de braços cruzados e deixar que a freguesia de Jugueiros saia uma vez mais prejudicada, porque sofreu e continua a sofrer, ao longo de muitos anos, os impactos ambientais negativos do aterro de resíduos industriais de Sendim”, lê no comunicado distribuído através das redes sociais.

A Lusa questionou a Câmara de Fafe sobre as preocupações da freguesia de Jugueiros, mas não obteve resposta até ao momento.

O pedido de informações da agência Lusa enviado à empresa Resinorte, com sede em Celorico de Basto, também não obteve resposta até ao momento.

No comunicado à população, Hugo Pinto, o autarca daquela freguesia de Felgueiras, no distrito do Porto, refere que “a localização do referido aterro será na encosta da montanha, precisamente virada para a freguesia de Jugueiros”.

O autarca solicitou à Câmara Municipal de Felgueiras que tome “uma posição dura, de defesa da população junto do Município de Fafe e de todas a entidades envolvidas neste projeto e que se assuma publicamente contra a instalação do aterro nesta localização”.

Jugueiros anunciou, entretanto, que avançará com a recolha de assinaturas, junto da população, para a localidade se opor à alegada construção do aterro, que considera “uma aberração para a freguesia”.

Do lado da Câmara de Felgueiras, também em comunicado, refere-se não ter conhecimento “da possível intenção da Câmara de Fafe em construir um aterro nas proximidades de Jugueiros”.

“Gostaríamos de deixar claro que não tínhamos conhecimento prévio desse assunto, apesar de saber, na quarta-feira, que este tema já é debatido na Associação de Municípios do Vale do Ave desde 2003”, refere aquele município.

Indica-se, ainda, que foram iniciados “todos os esforços necessários para aferir da veracidade” da possível construção do aterro nas proximidades de Jugueiros.

Também sobre esta matéria, o PSD, o maior partido da oposição em Felgueiras, “repudia que tenha sido colocada a hipótese de construção deste aterro às portas do concelho, sem que tenha sido realizada qualquer auscultação à Junta de Jugueiros e à sua população”.

“O PSD Felgueiras manifesta-se frontalmente contra a construção deste equipamento e exige a clarificação da posição da Câmara Municipal de Felgueiras e de todas as instituições envolvidas”, lê-se no comunicado social-democrata enviado à Lusa.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Camião incendeia-se em posto de combustível em Braga

Próximo Artigo

Maior ‘aquapark’ da Península Ibérica a 40 minutos de Guimarães abre no fim do mês

Artigos Relacionados
x