Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho vai ser reabilitada

Auto de consignação assinado esta quarta-feira
Ponte internacional de monção sobre o rio minho vai ser reabilitada

A Infraestruturas de Portugal informou que será consignada esta quarta-feira a empreitada de reabilitação estrutural dos pilares e travessas da Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho.

A assinatura do auto de consignação marca o inicio da obra de beneficiação que envolve um investimento de cerca de 370 mil euros e tem como objetivo a reparação localizada nas travessas e Pilares da Ponte, reforçando dos níveis de desempenho da infraestrutura.

O Projeto de execução desta intervenção foi elaborado pela firma Projetista ARMANDO RITO, Engenharia. S.A., tendo o mesmo sido aprovado pela Xunta de Galícia e IP em 30/10/2020, informa a IP, em comunicado enviado a O MINHO.

No âmbito da empreitada, que tem um prazo de execução de 180 dias, serão desenvolvidas limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas; reparação localizada das zonas que apresentam sinais corrosão das armaduras; selagem e injeção de fissuras; revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão; confinamento de todo o comprimento do fuste dos pilares e travessas dos pilares, com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada e pintura de todas as superfícies expostas.

No âmbito desta empreitada será também instalado um sistema de monitorização da durabilidade estrutural da Ponte.

Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho

A Ponte Internacional de Monção sobre o rio Minho, localizada na EN101, foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha, sendo uma ponte de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, pelo que as decisões relativas à sua gestão e manutenção são objeto de discussão e decisão no seio de uma Comissão Técnica Mista criada para o efeito, composta por elementos de ambos os países, no caso concreto por elementos da IP, S.A e por elementos da Xunta de Galícia – Axenxia Galega de Infraestruturas.

Foi no âmbito das competências da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de Pontes que a 27 de outubro de 2010, em Lisboa, que se decidiu a atribuição da conservação da Ponte Internacional sobre o rio Minho entre Monção (EN101) e Salvaterra do Minho (PO-510) a Portugal.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Maior chafariz de braga parado por falta de peças para reparação

Maior chafariz de Braga parado por falta de peças para reparação

Próximo Artigo
Letras pequeninas nos contratos ao consumidor proibidas a partir de 4. ª feira

Letras pequeninas nos contratos ao consumidor proibidas a partir de 4.ª feira

Artigos Relacionados