Ponte internacional de Monção requalificada por 370 mil euros

Anunciou a Infraestruturas de Portugal
Ponte internacional de monção requalificada por 370 mil euros
Foto: Divulgação / CM Monção

A Infraestruturas de Portugal (IP) consignou, por 370 mil euros, a reabilitação estrutural dos pilares e travessas da ponte internacional que liga Monção, no Alto Minho, a Salvaterra do Miño, na Galiza, informou hoje fonte da empresa.

De acordo com a mesma fonte, a intervenção na ponte sobre o rio Minho que há 26 anos liga os dois municípios unidos numa eurocidade, que agora se iniciou tem um prazo de execução de 180 dias, estimando-se a sua conclusão em fevereiro de 2022.

De acordo com informação que consta do sítio oficial da IP na Internet, hoje consultado pela Lusa, “a empreitada inclui a instalação de um sistema de monitorização da durabilidade estrutural da ponte”.

A ponte internacional Monção – Salvaterra de Miño, batizada com os nomes dos poetas João Verde e Amador Saavedra, foi inaugurada no dia 29 de março de 1995.

A intervenção “tem como objetivo a reparação localizada nas travessas e pilares da ponte, reforçando os níveis de desempenho da infraestrutura”.

Entre outras intervenções, está prevista “a limpeza com jatos de água a alta pressão de todas as superfícies expostas dos pilares e travessas, e a reparação localizada das zonas que apresentam sinais de corrosão das armaduras”.

Os trabalhos preveem ainda “a selagem e injeção de fissuras, revestimento das superfícies expostas com um inibidor de corrosão, confinamento de todo o comprimento do fuste dos pilares e travessas dos pilares, com um sistema de tecidos armados com fibras de carbono e impregnação com uma resina epóxida modificada e pintura de todas as superfícies expostas”.

A IP procedeu à consignação da obra na última quarta-feira, sendo que “o projeto de execução foi elaborado pela firma Armando Rito, Engenharia. S.A., tendo o mesmo sido aprovado pela Junta da Galiza e IP, em outubro de 2020”.

A ponte internacional de Monção sobre o rio Minho, localizada na Estrada Nacional (EN) 101, foi construída entre 1992 e 1994 e está localizada na linha fronteiriça entre Portugal e Espanha.

Por se tratar de uma travessia “de interesse comum para serviço rodoviário e pedonal, as decisões relativas à sua gestão e manutenção são objeto de discussão e decisão no seio de uma Comissão Técnica Mista criada para o efeito, composta por elementos de ambos os países, no caso concreto por elementos da IP e por elementos da Junta de Galiza – Agência Galega de Infraestruturas.

“Foi no âmbito das competências da Comissão Técnica Mista Luso-Espanhola de pontes que a 27 de outubro de 2010, em Lisboa, que se decidiu a atribuição da conservação da ponte internacional sobre o rio Minho entre Monção (EN101) e Salvaterra do Minho (PO-510) a Portugal”, lê-se na publicação.

No distrito de Viana do Castelo, além daquela ponte, há mais quatro travessias sobre o rio Minho a ligar aquela eurorregião.

Duas travessias internacionais ligam a Valença a Tui, outra assegura a passagem entre Melgaço e Arbo e, mais uma, entre Vila Nova de Cerveira e Tomiño.

Caminha é único concelho do vale do Minho que depende do transporte fluvial para garantir a ligação regular à Galiza.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Os números do euromilhões

Os números do Euromilhões

Próximo Artigo
Psd critica falta de cobertura de rede em melgaço

PSD critica falta de cobertura de rede em Melgaço

Artigos Relacionados