Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Ponte de Lima volta a promover “sabor único” da Carne Minhota em festival na Expolima

em

Foto: DR/Arquivo

Ponte de Lima promove a 3.ª edição Festival da Carne Minhota, este fim-de- semana, de 4 a 6 de maio, no Pavilhão de Feiras e Exposições, na Expolima. Trata-se de mais um grande evento dedicado à gastronomia limiana, reconhecida como um dos maiores polos gastronómicos do país.

“A carne proveniente dos animais de raça Minhota é um produto reconhecido e diferenciado no mercado”, salienta a organização, que procura “promover o consumo de uma carne de grande qualidade, certificada, e de um sabor soberbo e único”.

O Festival da Carne da Minhota apresenta pratos confecionado com Carne Minhota, com destaque para o “Naco de Minhota” e para a “Espetada do Brutus”, pratos que “vêm enriquecer e complementar a riqueza gastronómica do concelho, tendo por base a carne da raça Minhota”.

Considerando que “a promoção do mundo rural é fundamental para o desenvolvimento do país e deste concelho, em concreto, onde sobressai uma enorme riqueza paisagística e raças autóctones de elevadas potencialidades”, o Município de Ponte de Lima, em parceria com a APACRA – Associação Portuguesa dos Criadores de Bovinos de Raça Minhota realizam esta iniciativa desde 2016.

A designação oficial da raça Minhota corresponde à toponímia da região tradicional de produção, o
Entre Douro e Minho, na qual se insere o seu solar – Ponte de Lima, e onde se encontra a maior parte do efetivo da raça.

Programa do III Festival da Carne Minhota

Programa do III Festival da Carne Minhota

Programa do III Festival da Carne Minhota

O Festival da Carne Minhota insere-se no projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” de
forma a promover e a valorizar os seus recursos endógenos, os produtos e serviços dos vários
setores económicos, assim como o aumento da atratividade e visibilidade turística do concelho e da
região.

“Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” possui condições especiais de estadia e na área da restauração. Durante os fins-de- semana em que se realizam os eventos, haverá um desconto de 15% em alojamento nas unidades hoteleiras aderentes, para as noites de sexta-feira e sábado, da mesma forma que a restauração aderente oferece um leite-creme, por dose, nas refeições de sábado e domingo, promovendo uma iguaria típica da cozinha tradicional limiana.

EM FOCO

Populares