Ponte de Lima: Vila Galé comprou “Castelo de Curutêlo” para projeto de enoturismo

Património
Foto: DR / Arquivo

O presidente do grupo Vila Galé, Jorge Rebelo de Almeida anunciou hoje a construção de quatro novos hotéis e ainda a compra de “uma quinta em Ponte de Lima”.

Trata-se do Paço de Curutêlo, situado na meia encosta do monte de São Cristóvão, em Freixo, na qual o grupo vai “fazer um projeto de enoturismo” e “restaurar um castelo”, que é a casa senhorial da quinta. Não foram avançados valores para esta transação.

De acordo com o portal de Internet do Turismo do Porto e Norte, o morgado do Curutelo foi instituído por Nuno Viegas do Rego e sua mulher, cerca de 1395. Junto ao solar, está edificada uma capela dedicada a Santo Amaro. Está classificado como imóvel de interesse público pela Direção de Património.

“À semelhança de muitos paços solarengos edificados no Alto Minho no início do séc. XVI, o Paço do Curutelo conjuga a simetria e regularidade da arquitetura civil renascentista com a torre de menagem medieval, que na época não possuía já um papel defensivo, mas que simbolizava nobreza e poder dos proprietários”, pode ler-se.

O Vila Galé anunciou também hoje, num encontro com os jornalistas, a abertura em Portugal dos hotéis dos Açores, Tomar, da unidade hoteleira para crianças e de um outro projeto de agroturismo, ambos em Beja, no final de junho de 2023. Tratam-se do Vila Galé Collection São Miguel (Açores), Vila Galé Collection Tomar, Vila Galé Nep Kids (próximo do Vila Galé Clube de Campo) e o Vila Galé Monte da Faleira (na mesma herdade, onde já tem o hotel Vila Galé Clube de Campo).

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x