Ponte de Lima recorda Amália em mês de aniversário da morte da “rainha do fado”

Ponte de lima recorda amália em mês de aniversário da morte da "rainha do fado"

No mês do 17.º aniversário da morte de Amália Rodrigues, o Cinema História – rubrica de pendor lúdico-didático dinamizada pelo Município de Ponte de Lima, através da Biblioteca Municipal (BMPL) – evoca a vida e a obra da mais influente e prestigiada fadista do século XX, informou hoje o gabinete de comunicação do município de Ponte de Lima.

“Considerada por Manuel Alegre, “a voz da alma portuguesa”, Amália mudou a história do Fado ao introduzir no seu repertório vários poetas nacionais de referência numa simbiose perfeita entre o universo tradicionalista da canção e a esfera intelectual das Letras. Mas porque a faceta inovadora de Amália não se esgota numa frase, a BMPL propõe a exibição de “Amália” (2008) – filme biográfico de Carlos Coelho da Silva com Sandra Barata Belo e Carla Chambel nos principais papeis – e de “Fado: história d’uma cantadeira” (1948) – melodrama de Perdigão Queiroga baseado no percurso de Amália Rodrigues, ela própria protagonista da história ao lado de Virgílio Teixeira. Dois registos diferentes e espaçados no tempo – 60 anos separam ambas as películas – que ajudarão o público a conhecer e/ou relembrar a trajetória pessoal da rainha do fado e as suas múltiplas esferas de atuação que atravessam a música, o teatro e o cinema”, escreve o município limiano.

Como tem sido habitual, acrescenta, a BMPL vai disponibilizar um livreto com a biografia da figura visada na edição de outubro do Cinema História, funcionando como complemento informativo e factual dos filmes.

Logo facebook Fique a par das Notícias de Ponte de Lima. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Eduardo teixeira eleito presidente do psd/viana do castelo

Eduardo Teixeira eleito presidente do PSD/Viana do Castelo

Próximo Artigo
Padre fontes transformou o misticismo numa atração turística de montalegre

Padre Fontes transformou o misticismo numa atração turística de Montalegre

Artigos Relacionados