O Município de Ponte de Lima vai apresentar candidatura para integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia adianta que “este é um passo significativo para destacar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido em torno da valorização e promoção da gastronomia local, não só como um elemento cultural e turístico, mas também como um motor para o desenvolvimento sustentável”.
De acordo com a mesma fonte, a candidatura visa mostrar o compromisso de Ponte de Lima com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), nomeadamente o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Económico) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis).
A autarquia salienta que “tem investido na promoção de práticas agrícolas sustentáveis, no uso de produtos locais e sazonais, e na valorização da gastronomia tradicional”, com destaque para o “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima”, recentemente reconhecido como Especialidade Tradicional Garantida (ETG), pela Comissão Europeia.
“Além disso, Ponte de Lima tem sido pioneira em várias iniciativas que envolvem a educação alimentar e o envolvimento da comunidade na preservação de receitas e tradições culinárias”, acrescenta o comunicado.
“Este processo de candidatura pretende reforçar a identidade de Ponte de Lima como um território que, através da sua gastronomia, quer afirmar-se como um exemplo de boas práticas em termos de sustentabilidade, inclusão e inovação, alinhando-se com os princípios da UNESCO. A candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO na área da Gastronomia coloca Ponte de Lima no mapa global da gastronomia criativa, trazendo visibilidade ao seu património e abrindo portas para novas oportunidades de colaboração internacional”, conclui a autarquia.