Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Ponte de Lima promove receção a Fernando Pimenta

em

Foto: Divulgação/CM Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima promove esta segunda-feira uma receção ao canoísta Fernando Pimenta e ao treinador Hélio Lucas. O atleta e o técnico vão receber voto de louvor pelas 15:00 no Edifício dos Paços do Concelho.

LEIA MAIS: Pimenta diz estar a viver “fim de semana indescritível”

“Após ter-se sagrado campeão do Mundo em K1 1000m, e bicampeão do Mundo em K1 5000m, nos Mundiais que decorreram no último fim-de-semana em Montemor-o-Velho, numa prestação de excelência, que fica para a história da canoagem portuguesa, o atleta limiano Fernando Pimenta e o seu treinador Hélio Lucas Araújo chegam hoje a Ponte de Lima, estando este Município, em colaboração com o Clube Náutico de Ponte de Lima, a preparar a receção ao medalhado”, diz o comunicado da Câmara.

VÍDEO: O banho da vitória de Fernando Pimenta e do treinador Hélio Lucas

Fernando Pimenta que se havia já sagrado, no ano passado, vice-campeão em K1 1000m em Racice – República Checa, alcançou este ano o ouro.

MAIS: Benfica felicita Pimenta: “É um enorme orgulho poder contribuir para o teu sucesso”

Esta foi a segunda medalha de ouro conquistada por Fernando Pimenta, no fim-de-semana, visto que, repetiu o ouro em K1 5000, à semelhança do ano passado.

Anúncio

Alto Minho

Quatro feridos em colisão em Ponte de Lima

Na rotunda dos Corvos, em Anais

em

Foto: V. Carlos / Via Ocorrências no Norte (Facebook)

Uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, na rotunda dos Corvos, em Anais, concelho de Ponte de Lima, provocou, esta segunda-feira à noite, quatro feridos, “todos ligeiros”, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Segundo a fonte, as vítimas, cujas idades ainda não foi possível apurar, foram transportadas para o Hospital de Braga.

Foto: V. Carlos / via Ocorrências no Norte (Facebook)

Para o local foram mobilizados 12 operacionais, depois do alerta ter sido recebido, cerca das 21:31.

A GNR de Freixo tomou conta da ocorrência.

(em atualização) 

Continuar a ler

Alto Minho

Foi há 25 anos que Ponte de Lima foi pioneira no Minho ao criar serviço de Reumatologia

25.º aniversário

em

Foto: DR / Arquivo

O Serviço de Reumatologia de Ponte de Lima assinala, durante este mês de fevereiro, os 25 anos da sua fundação, foi hoje anunciado.

Fundado a 01 de fevereiro de 1995 pelo médico João Pimenta, que criou as condições legais para implantar uma unidade de saúde vocacionada para os problemas da população idosa com dificuldades de locomoção. Para além da reumatologia, idealizou ainda os serviços de fisiatria e geriatria.

Até então, a especialidade de reumatologia existia apenas no Hospital de S. João, no Porto, instituição que formou aqueles que haveriam de ser os médicos pioneiros na descentralização deste serviço, Domingos Araújo e Maria do Carmo Afonso.

Em 1996 e 1998 juntaram-se ao serviço os médicos Lúcia Costa e Sérgio Alcino que, em conjunto com os fundadores, constituíram a espinha dorsal do serviço, sedimentando a especialidade em Ponte de Lima e expandindo-a para concelhos limítrofes.

Ao longo destes 25 anos, foram já formados nesta unidade nove médicos especialistas em reumatologia, três dos quais a fazer parte integrante dos quadros daquela unidade (José António Costa, Filipa Teixeira e Daniela Peixoto). Atualmente, o serviço tem cinco internos em formação específica de reumatologia.

Em comunicado enviado a O MINHO, o serviço de reumatologia da ULSAM congratula-se “com a possibilidade” de crescimento “ao longo dos anos”, que permitiu “continuar a prestar cuidados médicos nesta área da medicina que é, muitas vezes, erroneamente subvalorizada”.

A reumatologia é a especialidade médica que tem por objetivo o tratamento médico e a prevenção de múltiplas patologias que envolvem o sistema músculo-esquelético. Engloba doenças sistémicas inflamatórias crónicas e diversas afeções articulares e músculo-esqueléticas de causa não traumática.

No seu conjunto, as doenças reumáticas representam o grupo de patologias mais frequentes nos países desenvolvidos e constituem um dos principais motivos de consulta médica nos cuidados primários, sendo a principal causa de absentismo, de invalidez e de reforma antecipada.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima: 1,1 milhões para novo campo de futebol em Freixo

Projeto visa promover prática desportiva na região

em

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

A Câmara de Ponte de Lima informou, esta terça-feira, ter assinado o auto de consignação para a construção do campo desportivo de Freixo, no valor de mais de 1, 1 milhões de euros.

Em comunicado, aquela autarquia do distrito de Viana do castelo adiantou que o novo equipamento pretende “promover a coesão social e territorial, o associativismo desportivo e a prática desportiva”.

Foto: Divulgação / CM Ponte de Lima

A obra prevê a construção de um campo de futebol, inserido numa área de relvado sintético que incluí a área de reserva periférica regulamentar de segurança. O novo campo será implantado na proximidade de outros equipamentos municipais, nomeadamente as piscinas e o agrupamento de escolas de Freixo.

 

Continuar a ler

Populares