Arquivo

Ponte de Lima: Histórias e património do Alto Minho em palco pela mão de 100 idosos

Ponte de lima: histórias e património do alto minho em palco pela mão de 100 idosos
Foto: ATIVASénior / Facebook

Cem idosos do Alto Minho apresentam na quarta-feira, no teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, um “exercício performativo” que construíram ao longo de 30 meses, a partir das suas histórias de vida e do património imaterial de cada território.

Fonte do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, hoje contactada pela agência Lusa, explicou a criação, designada Rádio ATIVASénior, foi desenvolvida ao abrigo do projeto ATIVASénior – teatro com seniores no Alto Minho.

No total, a apresentação envolve 100 pessoas, com idade igual ou superior a 65 anos de idade, residentes nos dez concelhos do distrito de Viana do Castelo e cinco criadores da área teatral.

Divididos em grupos de 10, os 100 “seniores” trabalharam “memórias e experiências, pessoais e coletivas, o património, material e imaterial de cada um dos dez concelhos do Alto Minho onde residem”.

Na quarta-feira, feira, às 15:00, no Teatro Diogo Bernardes, em Ponte de Lima, juntam-se todos em palco para apresentar ‘performances’ com a duração de cerca de 10 minutos.

“É como se fosse um espetáculo de teatro. Tem cenário com elementos alusivos a um estúdio de rádio, há figurinos só que não é feito por profissionais”, adiantou a fonte.

Iniciado em 2021, o projeto Rádio ATIVASénior junta mais de 100 participantes de Arcos do Valdevez, Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira.

Liliana Barbosa, Nelma Nunes, Nuno J. Loureiro, Philippe Leroux e Sílvia Barbosa, são os criadores da área teatral envolvidos na orientação do exercício performativo que visa “a qualificação da vida dos seniores através da arte”.

A criadora Liliana Barbosa dirigiu os grupos de Viana do Castelo e Paredes de Coura, Nelma Nunes os de Caminha e Valença, Nuno Loureiro de Arcos de Valdevez e Ponte de Lima, Philippe Leroux com Melgaço e Vila Nova de Cerveira e Sílvia Barbosa, com Monção e Ponte da Barca.

Esta iniciativa integra o Projeto Comunidade do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana, financiado pelo Norte2020, Portugal2020 e Fundo Social Europeu, no âmbito do programa Cultura para Todos, gerido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dois homens agredidos com ferro em barcelos

Dois homens agredidos com ferro em Barcelos

Próximo Artigo
Quase 7. 000 queixas e 5 homicídios por violência doméstica no primeiro trimestre do ano

Quase 7.000 queixas e 5 homicídios por violência doméstica no primeiro trimestre do ano

Artigos Relacionados