Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima ganha este domingo um novo padre

Religião

em

Foto: Notícias de Viana / Diocese de Viana

Ponte de Lima passa a contar, a partir deste domingo, com um novo pároco saído do concelho. Paulo Alves, de 25 anos, é natural de Correlhã e será ordenado neste domingo.

Depois do seminário, Paulo Alves fez o estágio pastoral em Perre e Outeiro, cumprindo como diácono na paróquia de Nossa Senhora da Fátima, isto tudo no arciprestado de Viana do Castelo. Em entrevista ao Notícias de Viana, jornal da diocese do Alto Minho, explica que a sua ordenação será “um momento de profunda responsabilidade”.

“Se, por um lado, me sinto inundado por uma grande alegria por se tratar do culminar de longos anos de formação e de preparação, por outro, tenho consciência da grandeza da missão para a qual sou chamado e serei enviado, especialmente, nesta época de profundas mutações na sociedade, em que urge da parte da Igreja, uma renovação das suas práticas pastorais”, disse o ainda diácono.

Explica que foi na infância quando começou a sentir vocação para a vida sacerdotal, através de dois momentos cruciais.

“O primeiro momento aconteceu por volta dos 14 anos, por meio de um familiar – a tia-bisavó Lurdes, irmã do padre Lourenço –, que afirmava acreditar que eu possuía vocação para a vida religiosa ou sacerdotal”, confessa.

“Posso dizer que ela foi a minha primeira diretora espiritual pois, nos nossos encontros, ela fez-me compreender como o Senhor nos vai interpelando a partir de pequenos sinais do quotidiano”, acrescentou.

“O segundo – e que foi aquele que me colocou definitivamente perante a interrogação – teve o seu lugar já aos 16 anos, quando, no entardecer de um sábado veranil, uma senhora que então desconhecia – a irmã Lurdes – me abordou no adro da igreja e questionou se já tinha “pensado em entrar no Seminário””, revela.

O padre Paulo Alves será ordenado sacerdote neste domingo, dia 08 de novembro, numa cerimónia que decorre na igreja da Correlhã, a partir das 15:30, que será presidida por D. Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.

A missa será transmitida a partir da página de Facebook da diocese de Viana do Castelo.

Populares