Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Ponte de Lima espera retorno de 1,5 milhões com onze eventos durante época baixa

“Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”

em

Foto: Susana A. Matos / Facebook (Arquivo)

O presidente da Câmara de Ponte de Lima disse, esta sexta-feira, esperar um retorno na economia do concelho da ordem dos 1,5 milhões de euros através de onze eventos que o município vai promover entre dezembro e abril.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da apresentação do programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, Victor Mendes (CDS-PP) estimou “em 200 mil” o número de visitantes a atrair ao concelho com os 11 eventos que irão decorrer durante cinco meses.

O autarca adiantou que o investimento municipal ronda os 130 mil euros na realização dos eventos “transversais a algumas áreas de desenvolvimento que o município considera prioritárias como a restauração, a gastronomia, desporto”.

O projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” foi lançado pela autarquia em 2012, para “contrariar as dinâmicas da tendência sazonal, da chamada época baixa, potenciando os recursos endógenos, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico, hoteleiro e da restauração, gerando retorno económico e novas oportunidades para a economia local, e para os visitantes e turistas”.

O programa, hoje apresentado publicamente no Centro de Interpretação do Território (CIT), começa com a VIII Festa da Gente Miúda, entre 06 a 08 de dezembro, no pavilhão de feiras e exposições-Expolima, e contará com a iniciativa “Neste Natal Vem Brincar Connosco”, entre 14 e 24 de dezembro.

Em janeiro de 2020, realiza-se o evento Verde Noivos e a XII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.

A Feira 100% Agrolimiano e o Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo são as propostas para fevereiro.

Já em março, está previsto o Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota e a IV Feira da Educação, Ciência e Tecnologia.

O programa inclui ainda um Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada e outro, em abril, dedicado à Lampreia e uma Expo Saúde/Juventude.

Anúncio

Ponte de Lima

Rio invade estacionamento no areal em Ponte de Lima. Bombeiros alertam condutores

Autoridades de prevenção

em

Foto: O MINHO

Vários proprietários de viaturas estacionadas no areal do rio Lima, no centro de Ponte de Lima, estão a ser alertados pelas autoridades face à subida do caudal das águas durante as próximas horas, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

A ação visa prevenir eventuais incidentes que possam ocorrer com a subida das águas do rio, algo que não é inédito naquele local.

Os Bombeiros de Ponte de Lima estão na faixa ainda descoberta do areal com uma ação de prevenção, a pedido da PSP, disse a mesma fonte, não se registando, ainda, nenhum caso de atolamento.

Vasco Ferraz, vereador com o pelouro da Proteção Civil, também participa na ação de prevenção, face ao aviso amarelo que tem início pelas 00:00 horas deste domingo, prolongando-se até às 15:00.

Face à indisponibilidade de estacionamento naquele areal, automobilistas estão a estacionar as viaturas em cima dos passeios, nas imediações do local.

Foto: O MINHO

As condições meteorológicas podem mesmo agravar-se na próxima segunda-feira, com as previsões do IPMA a apontarem “muita chuva” para todo o país.

 

Continuar a ler

Ponte de Lima

Incêndio destrói parte de churrasqueira em Ponte de Lima

Em Anais

em

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Um espaço de churrasqueira, situado no restaurante “O Moinho”, em Anais, Ponte de Lima, foi atingido pelas chamas, ao início da madrugada deste sábado, destruindo parcialmente a estrutura. O alerta foi dado cerca das 23h50.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

Desconhece-se a origem do fogo que debelou apenas naquele compartimento anexo ao restaurante.

Foto: Pedro Antunes Pereira / O MINHO

No local estiveram perto de 30 operacionais das corporações de Ponte de Lima e Vila Verde, com vários veículos de combate a incêndios e ambulâncias.

Apesar do aparato, não há registo de feridos.

A GNR registou a ocorrência.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Antiga escola primária em Ponte de Lima transformada em centro cultural e comunitário

Investimento de cerca de 400 mil euros

em

Foto: Google Maps

A antiga escola primária da freguesia de Anais, em Ponte de Lima, vai ser transformada em centro cultural e comunitário num investimento de cerca de 400 mil euros, informou esta sexta-feira a Câmara local.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Viana do Castelo adiantou que o auto de consignação da empreitada vai ser assinado no dia 18, na antiga escola primária de Anais.

O objetivo do investimento de 376.632 euros (+ IVA a 6%), passa pela “criação de um equipamento que reúna no mesmo espaço diversas valências e que responda às exigências atuais ao nível do conforto térmico, e do cumprimento da legislação em vigor, em termos de acessibilidades e segurança contra incêndios”.

A proposta de intervenção “visa recuperar o imóvel para fins culturais, recreativos e de associativismo, fazendo alterações significativas ao nível da compartimentação interior e da requalificação da cobertura”.

Continuar a ler

Populares