João Amorim, de Rio de Moinhos, Arcos de Valdevez, e Luís Martins, de Ponte de Lima, foram este domingo ordenados sacerdotes pelo bispo da Diocese de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, numa cerimónia que teve lugar na Sé da capital do Alto Minho.
- Anúncio -
As paróquias atribuídas aos jovens padres serão conhecidas na quinta-feira.
João Martinho Rodrigues Amorim, de 30 anos nasceu em Rio de Moinhos, Arcos de Valdevez. Entrou no Seminário em 2012, já depois de uma experiência profissional. Recebeu a Ordenação Diaconal no passado dia 05 de novembro e, agora, depois de realizado o Estágio Pastoral na Paróquia de Vila Praia de Âncora, Arciprestado de Caminha, é ordenado Padre.
“Uma profunda gratidão e, ao mesmo tempo, um sentimento de pequenez perante tão grande dom. Sinto-me agraciado por tudo o que o Senhor me tem concedido, sobretudo pela sua confiança em mim”, disse.
“A minha sorte é que Deus continua a apostar naqueles que são mais frágeis e indignos, e, por isso, sinto-me tão pequeno perante tão grande dom. Contudo, sei que Ele precisa de mim; tem necessidade de mim. Olha-me e vê as minhas capacidades e incapacidades. E continua a dizer-me: João, preciso de ti para trabalhares na minha vinha”.
Luís Armando Barroso Martins, de 25 anos, nasceu em Poiares, no concelho limiano. Em 2006, entrou para o Seminário Diocesano, tendo sido ordenado Diácono no dia 05 de novembro de 2017. Depois de realizado o Estágio Pastoral nas Paróquias de Moledo, Cristelo, Vilarelho e Caminha, no Arciprestado de Caminha, foi ordenado Presbítero.
“Devo afirmar, desde já, que sinto alguma ansiedade. O sentimento que me habita é o de confiança. Sei que não vai ser fácil, sei que vou passar por algumas dificuldades, mas ainda assim confio que Deus me vai ajudar sempre, como me ajudou até agora. Nos momentos mais difíceis é preciso procurar o apoio de Deus na oração. Só a oração nos ajuda a saber qual a vontade de Deus. Não há qualquer dúvida de que a oração é a nossa maior arma. A oração dá confiança e força”, disse.