Seguir o O MINHO

Ponte de Lima

Ponte de Lima decreta dia de luto municipal em memória de Zé Cachadinha

Um dos nomes maiores dos cantares ao desafio e natural da freguesia de Bárrio

em

A Câmara de Ponte de Lima decretou dia de luto municipal, esta quarta-feira, na sequência da morte de Zé Cachadinha, um dos nomes maiores dos cantares ao desafio e natural da freguesia de Bárrio, naquele concelho.

Com um sentimento de profunda tristeza e pesar recebemos a notícia da morte de Zé Cachadinha, um dos intérpretes maiores dos nossos cantares tradicionais.

Morreu Zé Cachadinha

“Um dos intérpretes maiores dos nossos cantares tradicionais. Zé Cachadinha foi durante décadas um dos rostos mais emblemáticos das nossas seculares festas e tradições. Com o seu desaparecimento, a 10 de junho, Dia de Camões, de Portugal e das Comunidades Portuguesas, apaga-se também uma das vozes mais inconfundíveis e genuínas das cantigas ao desafio”, diz o comunicado da Câmara.

“O que já não se apaga é o seu contributo ímpar na valorização e perpetuação deste modo de cantar e tocar, que se tornou tão singular e típico do território que o viu nascer, mas que ele procurou levar até bem longe, projetando Ponte de Lima, o Minho e Portugal junto das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo”, pode ler-se no texto.

“Face ao exposto e atendendo ao modo como sempre soube prestigiar o nome da nossa Terra, manifestamos um voto de pesar pelo seu falecimento, declarando um dia de luto municipal, dia 12 de junho, em memória do Homem e Artista que foi o Sr. José da Silva Sousa (Zé Cachadinha), colocando-se a Bandeira de Ponte de Lima a meia haste”.

O corpo encontra-se câmara ardente na Capela de Nossa Senhora da Abadia, no Bárrio, saindo na quarta-feira, dia 12 de junho, para a Igreja Paroquial do Bárrio, realizando-se depois a Missa de Corpo Presente às 18:30, seguida do funeral.

Anúncio

Ponte de Lima

Reaberto acesso à A27 mais de oito horas após acidente com camião em Ponte de Lima

Acidente

em

Foto Ilustrativa / Brisa (Arquivo)

O acesso à Autoestrada 27 (A27), em Refóios do Lima, Ponte de Lima, foi reaberto cerca das 17:50 depois de ter estado cortado, desde as 09:09, devido ao despiste de um camião, disse à Lusa fonte da GNR.

O camião, espanhol, que transportava madeira, despistou-se e tombou hoje, cerca das 08:56, naquele nó de acesso à A27, espalhando a carga e derramando gasóleo. Do acidente não resultaram feridos.

Em causa está o acesso, em Refóios do Lima, na transição entre a autoestrada A3 (Porto/Valença), e a A27, no sentido Ponte de Lima/Viana do Castelo.

Anteriormente, fonte da GNR adiantou que, devido ao derrame de gasóleo, foi acionado o Núcleo de Proteção do Ambiente e os meios para lavagem do pavimento.

A mesma fonte explicou que a madeira que o camião transportava “espalhou-se para a berma da estrada e para um talude”.

O motorista do camião, “pertencente a uma empresa espanhola, solicitou outro camião para fazer o transbordo da madeira”.

Ao local compareceram meios dos bombeiros de Ponte de Lima, com uma ambulância e dois operacionais, a GNR e a concessionária da Auto-Estradas Norte Litoral.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Camião tomba no acesso à A27 em Ponte de Lima

Refóios do Lima

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Uma viatura pesada de transporte de mercadorias tombou, ao início a manhã desta segunda-feira, junto ao nó de acesso às autoestradas A3 e A27, em Refóios, Ponte de Lima, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

Pelo que foi possível apurar, o camionista, que transportava uma carga de madeira, fazia o nó de acesso às autoestradas quando o camião que conduzia entrou em despiste acabando por tombar para uma berma da estrada.

Ao local acorreram os Bombeiros de Ponte de Lima que estabilizaram o condutor, que sofreu alguns hematomas mas “nada de grave”.

A vítima acabou mesmo por recusar transporte hospitalar, ficando no local para coordenar o transbordo da carga para outra viatura.

A GNR registou a ocorrência que condicionou o trânsito naquele local durante mais de uma hora devido a derrame de combustível.

O alerta foi dado cerca das 08:50 horas.

Pelas 11:00, ainda se encontram bombeiros para a limpeza de via, obrigando ao corte de acesso à A27.

Notícia atualizada às 11h04 com mais informação

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima combate efeito de estufa com novo carregador de veículos elétricos

Descarbonização

em

Foto: DR / Arquivo

Considerando que é uma das medidas essenciais para atingir os objetivos de redução da emissão dos gases com efeito de estufa e descarbonização do centro urbano, a Câmara Municipal de Ponte de Lima deliberou por maioria, na reunião de 07 de outubro, disponibilizar um lugar de estacionamento, na Calçada dos Quarteis, a título gratuito para a instalação de um posto de carregamento de veículos elétricos, com a possibilidade de carregamentos rápidos ou semirrápidos.

A proposta apresentada pela vice-presidente da Câmara Municipal, Mecia Martins, visa dar resposta aos utilizadores de veículos elétricos, sem custos adicionais para o Município de Ponte de Lima.

De acordo com a mesma proposta, o posto de carregamento vai ser instalado em área do domínio público, titulado pela Câmara Municipal que atribuirá licença ao operador privado, ficando este responsável pelas obras de instalação, exploração e manutenção do equipamento.

A presente proposta com a durabilidade de um período de dois anos, será renovada uma única vez por igual período de forma automática, desde que o equipamento se mantenha em funcionamento.

No caso de o proponente deixar de manter o equipamento em funcionamento, a autorização caducará devendo cessar a utilização do espaço cedido a título gratuito, no prazo a estabelecer para o efeito.

No final do prazo autorizado para a utilização do espaço, a autorização caducará, devendo devolver o espaço livre de pessoas e bens, repondo-o nas condições em que se encontrava antes da sua utilização.

Continuar a ler

Populares