Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte de Lima celebra hoje 896 anos

Efeméride

em

Ponte de Lima celebra, esta quinta-feira, 896 anos. Foi a 04 de março do ano de 1125, que a rainha D. Teresa atribuiu o foral “e fez Vila o Lugar de Ponte”.

Este ano, a data de fundação da vila de Ponte de Lima, uma das mais antigas do país, anterior à própria nacionalidade (1143), é assinala pelo Executivo Municipal, numa cerimónia solene, a realizar na Igreja dos Terceiros.

Devido à pandemia e restrições em vigor, as comemorações são restritas o executivo municipal, presidente da Assembleia Municipal, lideres dos Grupos Parlamentares da Assembleia Municipal, representante dos Presidentes de Junta de Freguesia e comunicação social.

Haverá ainda o momento simbólico da colocação de uma coroa de Flores, junto à estátua da Rainha D. Teresa.

Em comunicado, a autarquia explica que a escolha do local para a celebração do 04 de março 2021, o Museu dos Terceiros, representa para Victor Mendes “a conclusão de um ciclo político”, pois foi naquele local que presidiu ao primeiro 04 de março, como presidente da Câmara, em Março de 2010.

A cerimónia contará ainda com momentos musicais, com Diogo Penha e Carla Reis Neves. Pode ser acompanhada em direto aqui.

Populares