Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte da Barca vai reabilitar via-sacra no centro histórico

Processo já foi iniciado

em

Foto: CM Ponte da Barca

A Câmara de Ponte da Barca vai reabilitar a via-sacra existente ao longo de algumas das artérias do centro histórico da vila, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia refere que o presidente da Câmara, Augusto Marinho, e o pároco, Padre Filipe Sá, “já iniciaram o processo, com uma visita às artérias em causa, tendo em vista o levantamento do itinerário original e a localização das 14 estações que recriam a caminhada de Jesus, desde que foi condenado, até à morte no alto da Cruz e o sepulcro”.

Agora, os técnicos da autarquia estão a ultimar o percurso, tendo em conta as cruzes existentes em diversas ruas de Ponte da Barca, algumas das quais com inscrições, assim como os quatro retábulos instalados em paredes, mas já sem qualquer representação iconográfica.

Foto: CM Ponte da Barca

Foto: CM Ponte da Barca

“Com esta intervenção, pretende-se sinalizar adequadamente a via-sacra, tanta mais que esta é uma devoção com forte tradição em Ponte da Barca, com a Irmandade da Santa Casa da Misericórdia a desempenhar, ao longo de muitos anos, um papel muito relevante na realização das celebrações da Semana Santa”, refere a Câmara.

“Importa recuperar este património muito significativo do imaginário barquense e reabilitar um conjunto de espaços do centro histórico, seja através da limpeza e valorização dos locais onde estão instaladas cruzes, seja através da pintura e da preservação dos retábulos”, conclui Augusto Marinho, citado no comunicado.

Populares