Ponte da Barca: Três meios aéreos e centenas de operacionais no terreno para evitar reativações

Incêndio dado como dominado de manhã
Ponte da barca: três meios aéreos e centenas de operacionais no terreno para evitar reativações
Foto: Lusa / Arquivo

Três meios aéreos e centenas de operacionais vão continuar no terreno em Ponte da Barca para evitar que as condições climatéricas causem reativações, disse o comandante da Proteção Civil, Elísio Oliveira.

“Há previsão de vento ao final da tarde. Neste momento corremos o risco de, a todo o momento, ter uma reativação. Por isso mantemos os meios no teatro de operações. Há locais de difícil acesso onde não temos como colocar operacionais”, disse o responsável num ponto de situação à RTP, cerca das 13:30.

O incêndio em Ponte da Barca que começou há mais de uma semana, foi dado como dominado hoje pelas 10:45.

Segundo Elísio Oliveira, no local estão 530 operacionais, apoiados por 163 veículos e três meios aéreos.

“Não temos nenhuma situação preocupante neste momento. Não há risco nenhum para as populações. Está tudo a decorrer da melhor forma neste momento. Continuamos a trabalhar no teatro de operações”, resumiu.

Este incêndio deflagrou há uma semana e já consumiu mais de seis mil hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Todos os concelhos dos distritos Bragança, Viseu, Castelo Branco estão hoje sob risco máximo de incêndio, segundo dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Este alerta é estendido a quase todos os municípios dos distritos de Vila Real, Braga, Porto, Santarém e Faro, enquanto Portalegre tem cinco concelhos sob este alerta do IPMA, o mais grave de risco de incêndio.

Portugal continental entrou hoje em situação de alerta devido ao elevado risco de incêndio nos próximos dias, anunciou sábado a ministra da Administração Interna. O alerta vigora até quinta-feira.

“Face ao agravamento das previsões meteorológicas que apontam um risco significativo de incêndio rural, o Governo decidiu declarar situação de alerta em todo o território continental”, anunciou Maria Lúcia Amaral, numa declaração ao país, sem direito a perguntas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Ultrapassado limiar de concentração de ozono na atmosfera na região norte de portugal

Ultrapassado limiar de concentração de ozono na atmosfera na região norte de Portugal

Próximo Artigo
Amares: tribunal obriga quinta de turismo a pagar 16 mil euros à e-redes por suspeita de viciar o contador

Amares: Tribunal obriga quinta de turismo a pagar 16 mil euros à E-Redes por suspeita de viciar o contador

Artigos Relacionados