Seguir o O MINHO

Alto Minho

Ponte da Barca: Miguel Cerqueira premiado com o Food & Nutrition Award

em

Miguel Cerqueira, investigador barquense, recebeu o prémio Food & Nutrition Award para a Investigação e Desenvolvimento, com o projeto “Nutricap”, tecnologia desenvolvida pelo Centro de Engenharia Biológica (CEB) da Universidade do Minho.

De acordo com o Vale Mais, esta tecnologia permite aumentar o volume nutricional de produtos alimentares.

“A tecnologia encapsula compostos funcionais e bioativos (ex: vitaminas, antioxidantes) em pequeníssimas estruturas (micro e nano-hidrogéis) para as incorporar depois em alimentos”, refere.

Segundo Miguel Cerqueira, os hidrogéis podem ser incorporados em produtos como sumos, iogurtes e cereais.

“A ideia é dar ao consumidor, cada vez mais exigente, produtos mais saudáveis e nutritivos”, afirmou Miguel Cerqueira ao Vale Mais.

O investigador barquense contou com a colaboração de Ana Bourbon, Ana Pinheiro, António Vicente, Hélder Silva e Philippe Ramos.

Este prémio, atribuído na 6ª edição do Food & Nutrition Awards, em Lisboa, tem como objetivo “destacar as mais-valias do setor agroalimentar no que diz respeito à competitividade, investigação e empreendedorismo, salientando a importância das várias fases do setor”.

Investigação e Desenvolvimento, Serviço Inovação, Iniciativa de Mobilização e Produto Inovação foram as quatro categorias apresentadas no concurso. Os 23 finalistas apurados foram escolhidos por personalidades do mundo académico, científico e empresarial.

EM FOCO

Populares