Seguir o O MINHO

Braga

Política: Aliança quer debates públicos em Braga pela exploração do lítio

Partido reuniu com Movimento Anti lítio de Braga

em

Foto: Divulgação

O partido Aliança quer debates públicos em Braga para abordar a prospeção de lítio prevista para a zona do Cruto, que abrange concelhos de Braga, Barcelos e Vila Verde.

O representante do distrito de Braga, Luís Cirilo, reuniu esta terça-feira com o movimento Anti Lítio de Braga e deixou a garantia que esta questão será prioritária durante a campanha para as eleições legislativas marcadas para 06 de outubro deste ano.

Luís Cirilo garante que, durante a campnha, irá ao terreno para conhecer as áreas que podem ser afetadas por esta prospeção e que, em caso de “ok” governamental, podem ser local de minas a céu aberto.

“Em Braga, além do combate à pobreza e aposta no crescimento económico, medidas transversais a todo o país no nosso programa teremos um programa com forte incidência no ambiente e a questão do lítio que envolve cerca de 10% do país será um tema que teremos presente no programa”, garantiu o responsável pelo partido no distrito.

Círilo justifica este encontro com o movimento bracarense por ser “uma das matriz” da campanha: “ir para a rua ouvir as pessoas, sejam individuais, organizações, ou movimentos, só assim podemos representar bem o distrito se conhecermos os anseios e medos da população”.

Sobre a posição da exploração do lítio no país, e em especial no distrito, Luís Cirilo afirma que haverá uma posição do Aliança em breve: “Hoje reunimos e ouvimos um movimento que tem feito um bom trabalho de divulgação em Braga, o que prometemos é fazer vários debates abertos aos bracarenses com especialistas como convidados e também vamos conhecer o terreno, depois teremos a nossa posição política”.

“Além disso, como há vários distritos onde está prevista a exploração iremos estar em contacto uns com os outros, mas garantimos que a nossa posição será sempre em prol do melhor para o portugueses e pela salvaguarda do nosso território”, finalizou.

Populares