Politécnico de Viana sobe em ‘ranking’ internacional

Times Higher Education World University Rankings 2025
Foto: IPVC

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) continua a marcar presença entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo, ao subir no prestigiado Times Higher Education World University Rankings 2025, anunciou hoje aquela instituição.

Este ranking, que classifica mais de duas mil Instituições de Ensino Superior a nível global, realça a “excelência e o impacto da investigação, o volume de pesquisas realizados, bem como a forte internacionalização do IPVC como os principais fatores de crescimento”.

Reconhecido como “um dos mais conceituados” ‘rankings’ do Ensino Superior, o THE World University Rankings avalia as instituições com base em 18 indicadores de desempenho, distribuídos por cinco áreas-chave: Internacionalização (International Outlook); Excelência e impacto da investigação (Research Quality); Relação com a indústria (Industry); Qualidade do ensino (Teaching); Volume de investigação (Research Environment).

    Na edição de 2025, o IPVC “destacou-se particularmente nos indicadores de qualidade da investigação, que registou um crescimento notável, subindo de 35,4 pontos em 2023 para 41,7”.

    O volume de investigação também apresentou uma “evolução significativa”, passando de 9,6 para 15,4 pontos.

    A internacionalização mantém-se como um dos “pilares fundamentais”, com uma pontuação estável de 44,0, comparada aos 44,1 do ano anterior.

    Nos outros indicadores, o IPVC continua a progredir: na relação com a indústria subiu de 18,7 para 19,3 pontos, e na qualidade do ensino, passou de 13,0 para 13,1 pontos, demonstrando o “compromisso da instituição em melhorar continuamente a formação dos seus estudantes”.

    Em Portugal, 18 Instituições de Ensino Superior integram o ‘ranking’ THE WUR 2025, distribuídas por 14 universidades, três politécnicos e uma Escola Superior de Enfermagem.

    “O Politécnico de Viana do Castelo reafirma o seu compromisso com a qualidade, apostando fortemente na investigação, na inovação e no fortalecimento das suas redes internacionais”, nota, em comunicado enviado às redações.

    Carlos Rodrigues, presidente do IPVC, sublinha que a estratégia da instituição passa por continuar “a fortalecer e expandir as redes internacionais, impulsionar projetos de investigação e inovação, e reforçar a posição do IPVC no Espaço Europeu de Ensino Superior.”

    Este posicionamento é complementado pela aposta na Inovação Pedagógica, que inclui a flexibilidade curricular, os estágios curriculares, o contacto direto com a investigação e a implementação de novas abordagens pedagógicas.

    O IPVC, que tem um dos menores números de estudantes entre as instituições portuguesas no ‘ranking’, reforça a sua posição como “um dos exemplos nacionais em que a relação qualidade/quantidade é amplamente reconhecida e valorizada a nível internacional”.

     
    Total
    0
    Partilhas
    Artigos Relacionados
    x