Politécnico de Viana junta especialistas e empresários em torno da economia azul

IPVC OCEAN
Politécnico de viana junta especialistas e empresários em torno da economia azul
Foto: Arquivo

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) reúne, esta quarta-feira, especialistas e empresários para juntos refletir sobre o “próximo passo a dar quando o tema são energias e tecnologias oceânicas”.

Em comunicado enviado às redações, a IPVC explica que este evento centra-se nos “desafios e necessidades de capacitação e de formação de recursos humanos associados ao cluster das energias oceânicas”.

“É objetivo do IPVC trabalhar lado a lado com as empresas que pretendam fazer parte da cadeia de fornecimento do setor das energias e tecnologias oceânicas, por forma a estarem preparadas para responder às oportunidades que poderão surgir nacional e internacionalmente como resultado do lançamento de leilões para a instalação de parques eólicos Offshore flutuantes”, nota a instituição, em comuicado.

Sendo o IPVC OCEAN, uma iniciativa abrangente que cobre as áreas da Formação, da Investigação Aplicada e do Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico, para além de estar a desenvolver conteúdos e programas de ensino e formação inovadores, de curta e média duração, orientados às necessidades atuais e futuras do mercado de trabalho, o IPVC, juntamente com a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o INESC, está ainda a trabalhar na criação do Centro de Inovação em Energias e Tecnologias Oceânicas em Viana do Castelo, uma unidade estratégica de inteligência azul, com “ambições internacionais, que tem como objetivo trabalhar com o setor empresarial e projetar Viana do Castelo como uma região líder na economia azul sustentável, potenciando o investimento local, a criação de emprego e a exportação de serviços de conhecimento”.

IPVC lança cursos ligados à economia azul

No âmbito da capacitação dos recursos humanos, o Politécnico de Viana do Castelo prepara-se para lançar um programa formativo direcionado não só às empresas que desejam integrar a cadeia de fornecimento do setor das energias renováveis oceânicas, mas também a jovens e profissionais seniores que ambicionam desenvolver uma carreira no setor.

O programa pretende também servir como “reskilling” para trabalhadores do setor do petróleo e do gás.

É nesta linha que surge o encontro desta quarta-feira, nos Serviços Centrais do IPVC, a partir das 14:00.

Trata-se de uma forma para “debater as necessidades formativas do setor e apresentar os programas de formação, de curta e média duração, pensados pelo IPVC para responder às necessidades dos operadores no setor das energias e tecnologias oceânicas”.

O IPVC pretende, desta forma, alinhar-se com as tendências de futuro e trabalhar em linha com um setor em “franco crescimento, mas que ainda carece de pessoas qualificadas”.

Esta quarta-feira, será também apresentado o documento IPVC OCEAN – Estratégias de Formação em Energias e Tecnologias Oceânicas.

Trata-se de um dossiê no qual são inumeradas, entre outros, as tendências deste setor até 2050, os diversos tipos de energias renováveis, a energia dos oceanos a energia eólica offshore.

O projeto desenvolve-se no âmbito do PRR-BDA – Plano de Recuperação e Resiliência – Blue Design Alliance.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Situação no inem "é muito mais grave do que o que tem vindo a público"

Situação no INEM "é muito mais grave do que o que tem vindo a público"

Próximo Artigo
Motociclista gravemente ferido após despiste em valença

Motociclista gravemente ferido após despiste em Valença

Artigos Relacionados