Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Politécnico de Viana do Castelo vai debater produção de energia e sustentabilidade dos recursos marinhos

José Maria Costa, secretário do Estado do Mar, vai marcar presença

em

Foto: DR / Arquivo

O secretário de Estado do Mar e ex-autarca de Viana, José Maria Costa, marca presença, na próxima segunda-feira, na “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade”, que irá decorrer na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), a partir das 09:15.

A iniciativa está inserida no ciclo de conferências “Water Design Views – Blue Design Alliance”, copromovida pelo IPVC, Escola Superior de Artes de Design (ESAD), Escola Superior de Biotecnologia, da Universidade Católica Portuguesa (ESB-UCP), e Instituto Politécnico de Bragança (IPB), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Em comunicado, a instituição explica que a conferência “será um momento de reflexão sobre as principais oportunidades e desafios, relativos à produção de energia e à sustentabilidade associada aos recursos marinhos”.

A sessão de abertura estará a cargo do presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, do presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e do diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do IPVC, Pedro Miguel Moreira, seguindo-se a intervenção do secretário de Estado do Mar, José Maria Costa.

A “Conferência Mar: Energia e Sustentabilidade” irá contar, ainda, com duas mesas-redondas, uma sobre “Mar e Energia”, com a presença de Daniel Ribeiro, da WindFloat Atlantic, e Miguel Silva, da CorPower Ocean. A moderação será feita por João Abrantes, da Unidade de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, ProMetheus.

A segunda mesa-redonda – “Mar e Sustentabilidade” – contará com contributos de Pedro Seixas, da Aqualgae, de Eduardo Silva, do ISEP-IPP – CRAS / INESC-TEC, e Raquel Gaião Silva, da Faber Ocean / Climate Tech. Manuela Vaz Velho, do Centro de Investigação do Politécnico de Viana do Castelo, CISAS, será a moderadora.

A inscrição é gratuita, mas obrigatória.

A Blue Design Alliance é um consórcio entre instituições do Ensino Superior que tem como missão contribuir para a valorização da água, recursos oceânicos e fluviais e sustentabilidade social e ambiental através do design, centrando-se na produção de conhecimento, investigação e formação de competências ligadas à economia azul.

As instituições da Aliança asseguram, através da Blue Design Alliance, uma formação ligada ao Design Azul e à economia circular, inclusiva e sustentável, com o propósito de acelerar a requalificação do território, tornando-o mais resiliente através da criação de novos empregos e profissões azuis.

Populares