Politécnico de Viana do Castelo cria horta terapêutica (e constrói hotel de insetos)

Projeto já envolve cerca de 45 alunos, docentes e funcionários
Politécnico de viana do castelo cria horta terapêutica (e constrói hotel de insetos)
Foto: Divulgação

Ervas aromáticas, legumes e até flores podem ser encontrados na horta terapêutica criada na Escola Superior Agrária (ESA) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), no âmbito do programa Eco- Escola. Cerca de 45 alunos, docentes e funcionários já se envolveram no projeto de horto terapia, que a coordenadora Gabriela Dias pretende alargar já no próximo ano letivo.

Em comunicado, o IPVC explica que os alunos manifestaram vontade de ter uma horta na escola e a Associação de Estudantes da ESA-IPVC também já tinha no plano de atividades a intenção de criar uma horta. Assim surge a horta terapêutica no âmbito dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), tendo estado envolvidas no projeto, até agora, duas turmas.

Politécnico de viana do castelo cria horta terapêutica (e constrói hotel de insetos)
Foto: Divulgação

“São muitas as mais-valias da horta terapêutica. Por esse motivo, o conceito de horto terapia tem vindo a ganhar espaço dentro das estratégias de promoção da saúde, em particular no auxílio do tratamento e prevenção de doenças crónicas ou desequilíbrios emocionais, como depressão e o stress”, justifica a coordenadora do programa Eco Escola, Gabriela Dias, citada no comunicado, destacando ainda os benefícios ao nível da interação social e melhorias na coesão de grupos e equipas.

“A nossa horta está criada em camas elevadas para permitir também às pessoas com mobilidade reduzida cuidarem da horta”, conta a coordenadora do programa Eco- Escola.

Na primeira sementeira e plantação, a horta foi composta por vários tipos de alface, alho francês, couves, cenoura, pimentos, salsa, tomilho, coentros e também flores. “Temos o cravo de estudante que é uma planta que atrai os polinizadores e é conhecida ainda por planta companheira que ajuda na agricultura biológica”, explica a coordenadora do programa, assegurando que o objetivo é que a horta tenha produção biológica.

Os primeiros produtos já foram colhidos e oferecidos a todos aqueles que aceitaram o convite e apareceram na horta. “O objetivo é crescer e dar a possibilidade aos alunos de requisitarem um canteiro e cuidar dele”, adianta a professora, admitindo que se pretende “dar o empurrão e sensibilizar a comunidade académica para esta causa”.

Muitos alunos já fazem a plantação e a sementeira em estufas e depois passam para a horta, que conta com 50m2, fazendo-se aqui a ligação também a várias atividades curriculares.

Hotel de insetos

Politécnico de viana do castelo cria horta terapêutica (e constrói hotel de insetos)
Hotel de insetos. Foto: Divulgação

Entretanto, está a ser construído um hotel de insetos que será colocado junto à horta, aproveitando uma árvore ali existente. Um hotel de insetos, que é também conhecido como abrigo de insetos, pode existir numa variedade de formas e tamanhos, dependendo da finalidade específica ou do inseto específico para o qual se destinam. O hotel tem várias seções diferentes que fornecem aos insetos instalações de nidificação, particularmente durante o inverno, oferecendo abrigo ou refúgio para muitos tipos de insetos, muitos com funções de polinizadores.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
O dia da capital do país da grande estepe, o cazaquistão

O Dia da Capital do País da Grande Estepe, o Cazaquistão

Próximo Artigo
Politécnico de viana com mais de 1. 700 vagas para cursos de licenciatura

Politécnico de Viana com mais de 1.700 vagas para cursos de licenciatura

Artigos Relacionados