Seguir o O MINHO

Viana do Castelo

Politécnico de Viana com mais bolsas e apoios para estudantes

Ensino superior

em

Foto: IPVC / Arquivo

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tem abertas candidaturas para 26 cursos de licenciatura distribuídos por todas as áreas de conhecimento e lecionadas nas seis escolas presentes nos municípios de Viana do Castelo, Ponte de Lima, Valença e Melgaço. As vagas distribuem-se ainda pelos regimes diurno e pós-laboral e pelos diversos contingentes de acesso ao ensino superior. Em todas elas a oferta formativa é construída de mãos dadas às necessidades do território e do respetivo tecido empresarial.

Mas o Politécnico de Viana do Castelo disponibiliza igualmente vagas para os 26 Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP), tendo reforçado a oferta formativa com a abertura de quatro novos cursos cujas aulas terão início já no próximo mês de setembro: Impressão 3D e Maquinação Automática, Sistemas Elétricos de Energia, Turismo da Gastronomia e Vinhos e Marketing Digital e E-commerce.

As candidaturas aos CTESP decorrem online até ao dia 21 de agosto.

O próximo ano vai arrancar com uma série de novidades no que diz respeito a bolsas e apoios: bolsas de incentivo atribuídas no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência traduzem-se num apoio financeiro anual para comparticipação de encargos com deslocações para estágios, encargos com propinas ou premiar o estudante do ensino profissional a ingressar no IPVC com a melhor PAP na área das TIC no Alto Minho.

Bolsas de Incentivo

Bolsas para promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais. Bolsas atribuídas no primeiro ano do curso e que visam promover a igualdade de género nas escolhas vocacionais.

Serão atribuídas duas bolsas pelos seguintes cursos de licenciatura: Educação Básica (sexo masculino), Informática (sexo feminino), Mecânica (sexo feminino), Mecatrónica (sexo feminino) e Eng. de Redes e Sistemas de Computadores (sexo feminino).

Bolsas de Deslocação para estágio

Bolsas que serão atribuídas aos estudantes de CTESP e licenciatura no âmbito das deslocações para os locais de estágio. As bolsas serão atribuídas, de acordo com o regulamento, a estudantes que que estejam a mais de 50 km entre o local de residência e o local de estágio.

Estudantes Vias Profissionalizantes

Bolsa a atribuir, mediante o regulamento em vigor, ao estudante com a melhor nota na PAP nas áreas da TIC, da região do Alto Minho, que ingressar nos cursos do IPVC.

Outros apoios e Bolsas

O Programa +Superior é uma medida que visa incentivar e apoiar a frequência do ensino superior em regiões do país com menor procura e menor pressão demográfica por estudantes economicamente carenciados que residem habitualmente noutras regiões. O Programa +Superior procura contribuir para a coesão territorial através da fixação de jovens e para a prossecução das metas do Portugal 2020 relativamente ao número de jovens com formação superior.

A Bolsa de Apoio Social complementa outros apoios sociais que tenham sido disponibilizados direta ou indiretamente aos estudantes. Para beneficiar deste apoio o estudante deverá manifestar a sua disponibilidade para colaborar nos serviços do IPVC, através de plataforma própria. Em troca dos serviços prestados os estudantes recebem um apoio financeiro.

Há ainda as bolsas Fundação José Neves, reembolsáveis para estudantes de CTESP, Mestrados e Pós-graduações.

A Fundação assegura o pagamento das propinas aos estudantes. Esse investimento só é reembolsado se e quando o aluno atingir as condições para o fazer de forma sustentada.

Há também prémios atribuídos por diversas instituições parceiras do IPVC, que visam reconhecer e distinguir o percurso académico de mérito dos estudantes.

Bolsa Mérito

Bolsas atribuídas pela DGES e pelo IPVC aos estudantes com aproveitamento excecional, independentemente dos seus rendimentos, de acordo com o regulamento em vigor.

Transportes

Os estudantes do IPVC beneficiam ainda do ‘bus’ académico, um transporte escolar, de baixo custo, que faz a ligação entre as seis escolas do Politécnico.
Caso o ‘bus’ académico não consiga assegurar as rotas necessários os estudantes do IPVC podem usufruir dos descontos associados ao Passe Sub 23.

A comunidade do Politécnico de Viana do Castelo tem ainda à sua disposição a Bira IPVC, bicicletas elétricas ou convencionais, disponíveis mediante candidatura.

EM FOCO

Populares