Seguir o O MINHO

Vamos ajudar?

Politécnico de Viana angaria fundos para projetos que vão melhorar a vida de crianças e adultos

Desenvolvidos por docentes e estudantes do IPVC para instituições de solidariedade social.

em

Foto: DR

O Instituto Politécnico de Viana do Castelo acaba de lançar uma campanha de angariação de fundos com o objetivo de ajudar no financiamento de projetos de responsabilidade social, desenvolvidos por docentes e estudantes do IPVC para instituições de solidariedade social. A campanha acontece no âmbito da Escola Inclusiva IPVC, que combina a formação académica com o conceito de servir a comunidade.

Em causa estão quatro projetos, explica o instituto, em comunicado enviado a O MINHO. Um deles chama-se “O meu Quarto e a minha Sala” e visa a renovação de ambientes interiores, individuais e coletivos. Direcionado para a Casa dos Rapazes de Viana do Castelo, este projeto desenvolvido por docentes e estudantes do Politécnico de Viana do Castelo pretende tornar os espaços da instituição mais confortáveis, acolhedores, seguros e diferenciadores de acordo com as necessidades e individualidades das crianças e jovens acolhidos. A Casa dos Rapazes de Viana do Castelo é uma IPSS que se dedica à proteção de crianças e jovens.

A pensar na Fundação AMA Autismo e no trabalho que é desenvolvido por esta IPSS, os docentes e alunos do IPVC desenvolveram um outro projeto com focado na reorganização e remodelação da envolvente exterior do Centro de Atividades Ocupacionais daquela Fundação. Esta IPSS dedica-se à criação de respostas que vão de encontro às necessidades da população com Perturbações do Espectro do Autismo (PEA) e suas famílias.

Mas existem mais dois projetos sob o chapéu desta campanha de crowdfunding. O “Hospital dos brinquedos”, que pretende reutilizar e reparar brinquedos eletrónicos, dando-lhes uma nova vida e oferendo-os a crianças e jovens de IPSS, e a “Horta pedagógica”, que visa promover princípios e práticas da sustentabilidade e atitudes e comportamentos pró-ambientais. As hortas pedagógicas pretendem encorajar a prática da agricultura biológica e jardinagem e ainda comprometer os participantes na construção de um campus mais sustentável.

Esta campanha desenvolve-se no âmbito do seminário Conciliação da Vida Profissional, Familiar e Pessoal – Partilha de práticas e implementação do Sistema de Gestão, que o Politécnico de Viana do Castelo organiza a 7 de dezembro, no auditório Professor Lima de Carvalho, junto aos Serviços Centrais do IPVC, em Viana do Castelo.

Numa altura em que nos aproximamos na época natalícia, a participação nesta campanha de crowdfunding, e as causas que ela se propõe ajudar, afigura-se uma boa oportunidade para demonstrar o espírito solidário de cada um.

Todos os interessados em participar poderão fazer o seu donativo aqui.

Quanto ao seminário de 7 de dezembro (14h30), aberto a toda a comunidade interna e externa ao IPVC, a inscrição é obrigatória e deverá ser feita aqui.

Populares