O Politécnico de Viana do Castelo anunciou, esta terça-feira, a abertura das candidaturas para uma nova pós-gradução: Tecnologia de Energias Oceânicas.
A formação “inovadora” foi desenvolvida para “dotar os profissionais das competências necessárias para atuar num setor em rápido crescimento e mudança”.
Com um programa multidisciplinar, o curso oferece formação “especializada” em áreas “estratégicas” como energia eólica ‘offshore’, hidrogénio verde, operação e gestão de ativos marítimos, abordando também “temas essenciais” como segurança em meio oceânico.
De acordo com a nota do IPVC, o objetivo desta pós-graduação é “preparar profissionais altamente qualificados para integrar a cadeia de valor das energias renováveis oceânicas, respondendo à necessidade crescente de especialistas na instalação, operação e comissionamento de sistemas de produção energética no mar”.
Formação de seis meses
A pós-graduação decorre ao longo de seis meses e inclui um total de 210 horas, combinando uma “forte componente técnica e prática”, sustentada por um “corpo docente composto por especialistas com experiência académica e profissional no setor”.
Além da formação diferenciada, os atuais e antigos estudantes de licenciatura e de mestrado do Politécnico de Viana do Castelo beneficiam de isenção do valor das propinas.
Para os restantes formandos, será atribuída uma bolsa de incentivo no valor de mil euros, no âmbito do PRR – Blue Design Alliance, correspondente ao montante total da propina e outras taxas associadas.
As candidaturas já estão abertas e podem ser submetidas ‘online‘. Toda a informação sobre o programa e as condições de admissão estão disponíveis na página do curso (aqui).