Seguir o O MINHO

Cávado

Politécnico de Barcelos cria ciclovia e aposta na bicicleta

em

O Instituto Politécnico do Cávado e Ave (IPCA), em Barcelos, está a construir uma ciclovia, um investimento de 81 mil euros que facilitará a entrada e saída do campus em bicicleta ou a pé, informou hoje aquela academia.


A obra está fase final de execução, prevendo-se a sua conclusão para a primeira quinzena de outubro.

A ciclovia tem início na ponte pedonal que a Câmara de Barcelos está a construir para ligar o IPCA ao centro da cidade e prolonga-se pelo campus em toda a sua extensão.

A ponte pedonal é uma passagem superior sobre o corredor verde da Ribeira de Patarro, está orçada em 315 mil euros e terá uma extensão de 215 metros e uma largura de três.

Vai ligar o campus do IPCA, junto à cantina do instituto, à Avenida de S. José, permitindo um acesso “mais rápido e seguro” ao centro da cidade de Barcelos.

A construção da ciclovia persegue o mesmo objetivo do U-Bike Portugal, um projeto a que o IPCA se candidatou e que foi recentemente assinado.

No âmbito deste projeto, o IPCA vai adquirir 130 bicicletas (65 convencionais e 65 elétricas), que serão colocadas à disposição da comunidade académica.

A utilização das bicicletas será suportada por estruturas de apoio, nomeadamente com a criação de cinco zonas cobertas de parqueamento, que ficarão localizadas junto aos edifícios dos Serviços da Ação Social, da Escola Superior de Gestão, da Escola Superior de Tecnologia e, ainda, da residência de estudantes e da futura Escola Superior de Design.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Barcelos. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Barcelos

Incêndio em automóvel alastra a garagem em Barcelos

Remelhe

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Um incêndio destruiu um automóvel e provocou danos numa garagem de uma habitação em Barcelos, ao início da tarde deste domingo, disse a O MINHO fonte dos bombeiros.

As chamas terão tido início num automóvel e alastrarem depois à garagem onde este se encontrava estacionado, numa moradia na freguesia de Remelhe, já perto da fronteira com Alvelos.

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Para o local foram acionados os Bombeiros de Barcelinhos com nove operacionais e três viaturas.

A GNR registou a ocorrência.

Não há feridos.

Continuar a ler

Barcelos

Covid-19: Dez infetados no Lar da Misericórdia de Barcelos

Covid-19

em

Foto: DR

Seis utentes e quatro funcionários do Lar Santo André, em Barcelos, testaram positivo para a covid-19, anunciou hoje a Santa Casa da Misericórdia local.

Em nota informativa publicada na sua página na rede social Facebook, a Santa Casa acrescenta que também uma funcionária do Centro Infantil testou positivo.

Em relação ao lar, a Santa Casa refere que procedeu, “de imediato”, ao reforço das medidas de contingência e ao confinamento dos utentes nos seus quartos.

Os quatro colaboradores vão permanecer em isolamento domiciliário, até que se encontrem curados.

No Centro Infantil de Barcelos (CIB), duas colaboradoras estão também em isolamento domiciliário, tendo uma resultado positivo no teste à covid-19 e outra por precaução.

“Por uma questão de prevenção e em estreita articulação com a Autoridade de Saúde Pública, foi decidido que as crianças que frequentam a turma da colaboradora devem permanecer em casa”, acrescenta.

Diz ainda que todos os pais e encarregados de educação foram “imediatamente informados”.

Sublinha que quer os utentes quer os colaboradores com resultado positivo “estão bem” e “sem quaisquer sintomas” de covid-19.

“A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos está, desde o primeiro momento, em estreita articulação com as autoridades de saúde, focada em assegurar os melhores cuidados possíveis aos utentes e colaboradores com resultado positivo, mas igualmente em salvaguardar os que estão ainda à margem desta pandemia”, remata a nota informativa.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão de mortos e mais de 34,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 1.983 pessoas dos 77.284 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

Continuar a ler

Barcelos

Árvore caiu para a estrada junto ao E.Leclerc de Barcelos

Em Barcelinhos

em

Foto: Vítor Vasconcelos / O MINHO

Uma árvore de grande porte caiu ao final da tarde desta sexta-feira na Rua Irmãos La Salle, junto ao E.Leclerc de Barcelos.

A árvore tombou para aquela rua integrante da EN 205, cortando parcialmente a circulação do trânsito.

Os Bombeiros de Barcelinhos acorreram à situação, procedendo à remoção da árvore para o terreno ao lado da via.

A GNR controlou o trânsito enquanto elementos da Câmara de Barcelos procederam ao resto do corte e remoção da árvore.

Pelo que apurámos, não há feridos nem danos materiais.

Continuar a ler

Populares