O alvo do mais recente episódio de “Extremamente Desagradável”, programa da humorista Joana Marques, na Rádio Renascença, tem como principal visado Faria Dias, um polícia de Barcelos que faz sucesso nas redes sociais com vídeos cómicos.
- Anúncio -
Joana Marques, que também integra a equipa de “Isto é gozar com quem trabalha” de Ricardo Araújo Pereira, debruçou-se sobre um ‘podcast’ do ‘youtuber’ Tiago Paiva à conversa com os comediantes Alexandre Santos, John Mendes e também Faria Dias.
As observações da humorista, que faz as manhãs da Renascença em conjunto com Ana Galvão e Inês Lopes Gonçalves, recaem sobretudo sobre afirmações “machistas” do polícia de Barcelos, intitulando mesmo o episódio de “Faria Dias, o chefe do casal”.
Farias Dias tem mais de 80 mil seguidores no Instagram
Nesse ‘podcast’ intitulado “Devaneios”, Faria Dias, que tem mais de 80 mil seguidores no Instagram, mais de 10 mil no YouTube e mais de oito mil no Tik Tik, afirma que “a namorada não é para levar para discotecas”. E acrescenta: “Sozinha é nem pensar. Se for comigo, eu como chefe da dupla, tenho de zelar pela segurança dela, porque não se vão atirar a mim, vão-se atirar a ela. E eu para não nos pôr em problemas tenho que arranjar uma estratégia para que seja uma noite de prazer e não haja problemas”.
À observação de um dos participantes de que aquela afirmação “faz confusão a muita gente”, Faria Dias responde: “Muita feminista solteira”.
“O maior pesadelo para o Faria Dias é ter uma mulher que o defenda. Imaginem a vergonha. Nunca poderá casar com uma advogada. Mulheres a fazer coisas de homem, o mundo está perdido, que se vai seguir? Depois de as mulheres jogarem à bola, o que falta? Poderem ir a discotecas, sair do país sem autorização do chefe do casal?”, ironiza Joana Marques.
E, de seguida, a humorista coloca uma nova frase de Faria Dias: “Cada casal tem de encontrar o seu equilíbrio. Por isso é que se tu tens uma pessoa que se dá perfeitamente contigo dizes que é a tua alma gémea. A alma gémea vê-se nestes pequenos pormenores, é ela curtir a tua cena, acatar, dizer sim senhor, concordo contigo”.
“As principais qualidades de uma mulher, segundo Faria Dias: qualidade número um acatar, qualidade número dois dizer sim, senhor concordo contigo”, diz Joana Marques, com humor, acrescentando: “Esta é a descrição de uma mulher de sonho. Se acata, é para casar. As que não acatam dão muito trabalho. Mais uma vez o sr. agente a comportar-se, à civil, como se estivesse em serviço. Ele precisa que toda a gente acate as suas ordens. Chega à cama vê lá a mulher e pede que ela apresente a documentação”.
Noutro excerto, o polícia de Barcelos diz que “na generalidade o homem quando está a procura tem outra necessidade por causa da testosterona”. A testosterona, prossegue, “dita um comportamento mais animal da nossa parte e menos racional. “Quando agimos de uma forma estúpido é só por causa das nossas hormonas, não temos culpa”, diz Faria Dias.
Depois o polícia também sobre piropos: “Basta um piropo, basta estares na esplanada, uma mulher passa na rua, ‘grande rabo’. Esquece, ela apresenta queixa contra ti. Agora se for ao contrário…”. O que leva Joana Marques a afirmar: “Faria Dias marido acha que tem de defender a mulher de qualquer abordagem masculina, mas o Faria Dias homem acha que as mulheres são umas exageradas por não gostarem de ser alvo de piropos”.
A rubrica “Extremamente Desagradável”, na Rádio Renascença, é dos ‘podcasts’ mais ouvidos em Portugal.