Gasóleo começa a escassear na Europa e pode vir aí um racionamento, avisam suíços

Economia
Gasóleo começa a escassear na europa e pode vir aí um racionamento, avisam suíços
Foto: Twitter

Podemos estar à beira de uma situação de racionamento de gasóleo na Europa, face ao continente depender do combustível vindo da Rússia e do Médio Oriente, foi hoje anunciado.

Em declarações ao jornal Financial Times de hoje, o presidente da Vitol, um dos maiores comerciantes de petróleo no mundo, aponta um “risco sistémico” o facto do continente continuar dependente de terceiros para a produção dos combustíveis.

De acordo com a mesma fonte, citada pela SIC Notícias, as refinarias mundiais podem aumentar a produção para evitar esta situação, mas continua a ser uma hipótese.

Russel Hardy explicou que a Europa deverá perder cerca de 3 milhões de barris diários de crude se sancionar a Rússia.

“Aquilo em que toda a gente se vai focar vai ser nas reservas de gasóleo. A Europa importa metade do seu gasóleo da Rússia e cerca de metade do Médio Oriente (…) a discrepância sistémica no gasóleo existe”, acrescentou, referindo que cerca de 15% do consumo de gasóleo na Europa vem da Rússia.

Torbjorn Tornqvist, presidente da Gunvor, que também comercializa crude, fala em problema global em relação ao gasóleo e também ao gás natural.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Mais de metade dos portugueses insatisfeitos com estado do piso nas estradas

Mais de metade dos portugueses insatisfeitos com estado do piso nas estradas

Próximo Artigo
Rússia admite usar armas nucleares caso seja ameaçada

Rússia admite usar armas nucleares caso seja ameaçada

Artigos Relacionados