Seguir o O MINHO

Região

Poços a céu aberto colocam em perigo moradores de freguesias de Braga e Guimarães

Casos devem ser denunciados às forças de segurança

em

Foto: Facebook de Carlos Helena Oliveira / No grupo "Moina na Estrada"

Uma série de denúncias sobre a existência de poços a céu aberto em várias freguesias dos concelhos de Braga e Guimarães invadiram as redes sociais.


Os casos mais graves situam-se junto a loteamentos, sobretudo, na freguesia de Escudeiros em Braga e em Airão S. João, Guimarães e têm provocado a indignação dos internautas.

Foto: Facebook de José Ferreira / No grupo “Moina na Estrada”

Os poços não estão vedados nem sinalizados, estão cobertos por vegetação, tornando-se verdadeiras ratoeiras para quem não desconhecer as zonas onde estão inseridos.

No entanto, O MINHO sabe que alguns desses poços já tiveram tampas que, entretanto, terão sido roubadas. Os casos devem ser denunciados junto das forças de segurança para que possa, agir em conformidade.

Esta questão está na ordem do dia, depois do caso de Julen, um menino que caiu a um poço na cidade espanhola de Málaga.

O MINHO vai procurar ouvir as autoridades competentes, desenvolvendo o tema na sua edição de segunda-feira.

Anúncio

Ave

Carrinha de mercadorias capota na A7 em Famalicão

Acidente

em

Foto: BV Famalicão / Facebook

Uma carrinha de transportes de mercadorias despistou-se e capotou, na A7, ao Km 16.6, no sentido Famalicão – Vila do Conde.

“Devido ao capotamento de uma carrinha que transportava produtos de higiene e limpeza, o trânsito ficou condicionado, processando-se a circulação apenas por uma faixa de rodagem”, referem os Bombeiros Voluntários de Famalicão, que acorreram ao local.

Não há feridos a registar.

Além dos Bombeiros de Famalicão, no local estão o Destacamento de Trânsito da GNR e elementos da concessionária.

Continuar a ler

Região

Braga e Viana em aviso amarelo com possível queda de granizo

Meteorologia

em

Foto: Rui Mesquita / Arquivo

Os distritos de Braga e Viana do Castelo estão sob aviso amarelo, entre as 14:00 e as 22:00 desta quarta-feira, devido a precipitação.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), haverá aguaceiros por vezes fortes, ocasionalmente de granizo e acompanhados de trovoada.

O IPMA refere ainda a possibilidade de rajadas convectivas associadas.

O aviso amarelo é o terceiro menos grave de uma escala de três e indica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da meteorologia.

Continuar a ler

Braga

“Cabido de Cardeais” recua e suspende praxes na UMinho

Polémica

em

Foto: "Cabido de Cardeais" / Arquivo

Num curto comunicado publicado às primeiras horas desta quarta-feira, o “Cabido de Cardeais” da Universidade do Minho (UM) anunciou que “se encontram suspensas todas as atividades de praxe com efeito imediato e até novas informações”.

O recuo daquela estrutura, que gere a praxe na UM, acontece depois de o anúncio do regresso das praxes ter levantado enorme polémica junto da comunidade académica.

Praxes regressam presencialmente a Braga e Guimarães. Polémica estala na UMinho

Além das críticas de muitos estudantes, a reitoria manifestou, ontem, “profundo desagrado com o anúncio” e já antes a Associação Académica tinha-se demarcado da decisão, alegando que a realização de praxes não era uma prioridade nesta fase.

Reitoria da UMinho manifesta “profundo desagrado” com regresso das praxes

A polémica envolveu também a Junta de Gualtar, onde fica localizado o campus de Braga, que acusou o “Papa da Academia Minhota”, Pedro Domingues, de mentir, quando em declarações ao Público afirmou que tinha contactado aquela autarquia.

Continuar a ler

Populares