Foi lançado este mês, pela CONCORD, plataforma europeia de Organizações Não Governamentais para o Desenvolvimento, o relatório “Global Citizenship Education? How much do we care?”, que tenta traçar um retrato do estado da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) nos países europeus.
Neste documento a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) é referida como uma das entidades de ensino superior de maior relevo em Portugal nesta área a par da Universidade de Coimbra.
O relatório, numa primeira parte, faz uma análise geral sobre a “Educação para a cidadania global? Quanto nos importamos?” e numa segunda faz uma a análise comparativa por país de todos os Estados membros da UE (+ Noruega), incluindo detalhes sobre definições, conceitos, tendências de financiamento, principais atores, etc. Como culminar destas análises, o relatório extrai conclusões e recomendações sobre melhorias ao nível da influência política.
Os projetos na ESE-IPVC
Desde 2000, que a ESE-IPVC, tem um Gabinete de Estudos para a Educação e Desenvolvimento (GEED) que coordenou, durante 13 anos, um programa internacional de Cooperação para o Desenvolvimento, na área da Educação, e um programa de voluntariado e mobilidade com países africanos lusófonos, nomeadamente Angola, Cabo Verde e Guiné-Bissau. Através desses programas, os estudantes tiveram a possibilidade de trabalhar e refletir sobre questões relacionadas com a educação intercultural e a cidadania global.