Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Plantadas mais de mil árvores em zona devastada por incêndio em Mondim de Basto

Aqui perto

em

Foto: DR

Mais de mil árvore foram plantadas no Monte da Senhora da Graça, em Mondim de Basto, já na fronteira com o distrito de Braga, em área devastada por incêndio florestal, em 2020. A zona foi reflorestada com carvalhos alvarinho, sobreiros e medronheiros que, assim, renoavam a imagem do Monte Farinha, ícone do concelho, de toda a região de Basto e da Volta a Portugal em bicicleta.

Esta iniciativa, a que se associou o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), teve a participação da sua diretora regional, Sandra Sarmento, durante uma ação de voluntariado organizada pela Earth Consulters, em colaboração com a Quercus e com apoio do ICNF, Município de Mondim de Basto, Junta de Freguesia de São Cristóvão de Mondim de Basto e Bombeiros Voluntários de Mondim de Basto, entre outras entidades.

Nesta ação, onde estiveram presentes alunos e professores do concelho de Mondim de Basto, foi destacada a importância do voluntariado e da articulação entre instituições na gestão e valorização da floresta e ainda salientada a importância dos serviços prestados pela floresta, bem como a relevância da sensibilização para ajudar ao seu reconhecimento.

ICNF reúne com os Baldios

Entretanto, o ICNF reuniu com os representantes dos Baldios de Mondim de Basto, para apresentação e discussão do relatório de atividades de 2021 e do plano de atividades para 2022 do Perímetro Florestal de Mondim de Basto, um concelho vizinho de Celorico e de Cabeceiras.

O ICNF anunciou que pretende investir ainda mais neste território e que tem em curso um projeto de controlo de háqueas, que contempla também ações de aproveitamento de regeneração natural, correção de densidades, gestão de combustíveis e adensamentos. Para além deste projeto estão previstos outros de valorização e proteção florestal e restauro e proteção de habitats prioritários, que em conjunto representam um investimento que poderá rondar aproximadamente de meio milhão de euros.

Este mesmo planeamento visa articular e implementar as ações necessárias para aumentar a valorização e a proteção florestal neste perímetro.

A sessão, que decorreu na Câmara Municipal de Mondim de Basto, contou também com a presença do presidente do município, Bruno Miguel de Moura Ferreira, do COM e da GTF, representantes dos Baldios em Cogestão e do Agrupamento de Baldios.

Populares