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Braga

Plano para Rodovia dá mais espaço ao transporte público, ao peão e à bicicleta

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O Município de Braga vai pôr à discussão pública, até ao final de janeiro, um projeto de mobilidade urbana que dará mais espaço ao transporte público, ao peão e à bicicleta na chamada Rodovia, entre os Peões e a estação de comboios, mas que abrange, ainda, a circulação nas avenidas 31 de Janeiro e da Liberdade e na Variante da Encosta (a de Lamaçães).

O vereador do setor, Miguel Bandeira, disse ao O MINHO que “o processo será faseado no tempo”, revelando que “Projeto de Execução de Inserção Urbana da Rede Ciclável do Centro de Braga” foi concebido por uma equipa externa de arquitetura e conta com apoio de fundos comunitários.

Abrange a criação de faixas específicas para autocarros e bicicletas e a redução da velocidade máxima naquelas artérias.

O projeto, na fase inicial, vai até à zona dos Peões, ficando perto do campus de Gualtar da Universidade do Minho, prevendo-se que haja negociações com a nova equipa reitoral para uma eventual entrada de autocarros elétricos no campus. Desejo municipal que não era consensual na anterior Reitoria.

O autarca sublinhou que, entre 2018 e 2020, está prevista a execução de 20,44 km’s de rede ciclável, de oito quilómetros de faixas BUS, e de 26 kms de percursos 100% acessíveis.

Disse que, aos poucos, os cidadãos têm de se habituar a novos métodos de mobilidade, tal como sucede nas cidades evoluídas da Europa: “quando se criaram zonas pedonais no centro histórico, também houve quem estranhasse, mas hoje é uma solução quase consensual”, frisou, a propósito de uma eventual contestação ao modelo.

Reorganização viária 

Para além da implementação do projeto de transporte público na Rodovia, a Câmara eliminará as barreiras urbanísticas e arquitetónicas em Montélios, na envolvente à Torre Europa, no quarteirão da Makro e na Quinta da Fonte.

Em 2018 arranca, também, o “Plano de Mobilidade Integrada e Gestão de Tráfego para o concelho” que constituirá o “guião” de apoio à decisão nas áreas do trânsito e da mobilidade para resolver os problemas relacionados com o tráfego automóvel, estacionamento e transportes coletivos.

O Plano envolve a gestão da mobilidade dos parques industriais, a reorganização viária e das zonas escolares.

E um centro de controlo com controladores de tráfego e velocidades, sistema de acesso ao centro da cidade, parques de estacionamento, e semáforos.

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Póvoa de Lanhoso

Parada de Natal para apoiar comércio tradicional em Póvoa de Lanhoso

“Póvoa de Natal 2018”.

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Paços do Concelho de Póvoa de Lanhoso. Foto: DR

A Câmara de Póvoa de Lanhoso promove no domingo uma “Parada de Natal”, iniciativa que visa apoiar o comércio local e prevê contar com a participação de pessoas “a pé, de bicicleta ou em veículos motorizados”.

“Póvoa de Natal 2018”. Foto: Divulgação

Em comunicado, a Câmara refere que esta iniciativa conta com a colaboração de diversas entidades desportivas locais e que “qualquer pessoa pode participar” na parada, estando a concentrada marcada para as 11:00, na praça Eng. Armando Rodrigues.

Para além desta iniciativa, o “Póvoa de Natal 2018” conta também, sábado e domingo, com o “Abraço ao Pai Natal”, com o “Presépio Vivo” e com animação de rua e participação da academia de música Gold’Art.

O programa de atividades de Natal conta ainda com concertos e casas temáticas para visitar.

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Braga

Confiança: “Câmara de Braga deve falar com cidadãos, Junta de S. Victor, deputados e governo”

Plataforma Salvar a Fábrica Confiança reuniu-se, no Porto, com a Secretária de Estado da Cultura.

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Ângela Ferreira, Secretária de Estado da Cultura. Foto: DR

A Plataforma Salvar a Fábrica Confiança reuniu-se esta quarta-feira, no Porto, com a Secretária de Estado da Cultura, Ângela Ferreira, com a Directora-Geral do Património Cultural, Paula Silva e com o Director Regional da Cultura Norte, António Ponte.

O encontro – diz a Plataforma em comunicado – “serviu para pôr o Governo a par das várias iniciativas levadas a cabo por diferentes movimentos de cidadania que defendem que a Fábrica Confiança continue na esfera municipal e que seja cumprido o desígnio da expropriação, realizada em 2012, para que seja transformado num espaço cultural aberto à população”.

Maria Manuel Oliveira, membro da plataforma, deseja que agora “se abra um novo canal de comunicação entre a cidade e a Câmara Municipal” e que se “envolva a população e as associações para se discutir um programa futuro para a Confiança tendo em vista a sua utilização como espaço multicultural”.

Lembrou ainda o potencial e exemplos de utilização cultural de estruturas industriais, mesmo em fase anterior à sua reabilitação: “na Confiança seria muito interessante instalar-se de imediato um laboratório da memória colectiva”.

E acrescenta Cláudia Sil, membro da Plataforma Salvar a Fábrica Confiança: “Foram os cidadãos que conseguiram suspender o processo de alienação e que levaram ao início do procedimento de classificação do edifício da Confiança por parte do Ministério da Cultura. Nestes últimos meses temos alertado para questões que a Câmara de Braga teimava em ignorar, como o valor histórico e patrimonial do edifício ou a via romana XVII que atravessa o perímetro da Fábrica”.

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Braga

Terras de Bouro pede apoio para que esgotos não poluam o Cávado

Está a ser feito um estudo sobre as necessidades e seu custo, com mapas, e possíveis calendários.

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Foto: DR/Arquivo

Estava marcada para hoje a visita do Secretário de Estado do Ambiente ao Gerês. Foi adiada, mas vai realizar-se, disse o presidente do município de Terras de Bouro, Manuel Tibo. O autarca quer apoio estatal para concluir as redes de esgotos nos vales dos rios Homem e Cávado: “há ainda esgotos a serem lançados para o rio Cávado e na albufeira da Caniçada, trazendo poluição e cheiros nauseabundos”, disse.

O pedido, que é extensivo às redes de água, vai ser feito ao Secretário de Estado do Ambiente Carlos Martins quando o governante se deslocar ao concelho.

O autarca adiantou que Terras de Bouro precisa que a Estação de Tratamento de Águas Residuais de Souto seja transferida para outro local e que a empresa Águas do Norte construa uma outra que, com os respetivos coletores, para servir as populações de Rio Caldo e de Vilar da Veiga: “há muitos lugares e ruas sem saneamento decente”, explicou.

O mesmo sucede no domínio das redes de água que ainda não abrangem a totalidade do território: “temos noção de que o Governo entende que somos um município integrado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, pelo que não podemos viver sem estas redes” disse, frisando que, tem encontrado grande abertura no Ministério.

Sobre o volume de investimento necessário para resolver os problemas nas duas áreas, Manuel Tibo esclareceu que está a ser feito um estudo sobre as necessidades e seu custo, com mapas, e possíveis calendários.

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