Plano Nacional Ferroviário prevê ligação de ‘metrobus’ entre Braga e Guimarães

Documento estratégico para os próximos 30 anos está em consulta pública
Plano nacional ferroviário prevê ligação de 'metrobus' entre braga e guimarães

O Plano Nacional Ferroviário (PNF) foi apresentado pelo Governo, esta quinta-feira, e traça os planos do país para os próximos 30 anos em matéria de caminhos de ferro.

O PNF está, a partir de hoje, em consulta pública e será apresentado para votação na Assembleia da República em 2023. Trata-se de um documento estratégico e que o Governo pretende que ganhe forma de lei para ser executado pelos diferentes governos até 2050.

Para além da já apresentada linha de alta velocidade que ligará Porto a Braga e, posteriormente, à Galiza, o PNF anuncia a intenção de criar uma ligação entre Braga e Guimarães.

Plano nacional ferroviário prevê ligação de 'metrobus' entre braga e guimarães
Imagem: Governo de Portugal

Numa primeira fase poderá ser através de ‘metrobus’, isto é, um autocarro com canal dedicado. Essa opção poderia depois evoluir para ferrovia ligeira. Terá origem na Póvoa de Varzim e terá passagens por Famalicão, Guimarães, com Braga e Fafe como destinos.

A cidade de Fafe ficaria depois ligada à nova Linha do Vale do Sousa através da extensão do sistema BRT, ou ‘metrobus’, até Felgueiras.

No apelidado de “Sistema de Mobilidade Ligeira do Cávado-Ave” é pretendido “fechar as pontas” através de ligações entre as quatro cidades que compõem o Quadrilátero Urbano.

Para os utilizadores da Linha do Minho, também há novidades. O documento contempla a criação de serviços urbanos entre o Porto e Barcelos.

Plano nacional ferroviário prevê ligação de 'metrobus' entre braga e guimarães
Imagem: Governo de Portugal

 

Está ainda previsto a criação “de uma concordância em Nine” para que os serviços da Linha do Minho, provenientes de Valença e Viana do Castelo, que atualmente têm Nine como estação terminal, passem a parar apenas em Braga.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
De braga à guiné-bissau de mota. Ricardo amorim vai percorrer 10 mil quilómetros em 23 dias

De Braga à Guiné-Bissau de mota. Ricardo Amorim vai percorrer 10 mil quilómetros em 23 dias

Próximo Artigo
Aldi abre primeira loja em viana (e cria 20 empregos)

Aldi abre primeira loja em Viana (e cria 20 empregos)

Artigos Relacionados