PJ lança operação nacional de combate à pornografia infantil na Internet

De grande dimensão
Pj lança operação nacional de combate à pornografia infantil na internet
Foto: Twitter / Ministério da Justiça

A Polícia Judiciária (PJ) lançou uma operação “de grande dimensão” de combate à pornografia de menores na internet, que resultou em buscas domiciliárias em diversos distritos do território continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A PJ anunciou em comunicado divulgado hoje que a operação ‘3P’ (Portugal Ponto a Ponto) fez um “número significativo” de buscas, tendo sido coordenada pela UNC3T-Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica – com a participação de diretorias e departamentos de Investigação Criminal e da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática (UPTI), além do DIAP de Lisboa e dos serviços locais do Ministério Público.

Sem adiantar ainda números da operação, que serão divulgados em conferência de imprensa agendada para as 15:00 de hoje, a PJ esclareceu que a intervenção policial decorreu de ações de monitorização de redes ‘peer to peer’ e de outras plataformas de comunicação, tanto na internet, como na ‘darknet’, que são “ilicitamente usadas pelos suspeitos para o cometimento dos crimes de pornografia e abuso sexual de menores”.

A Judiciária alertou que os suspeitos destes crimes podem “atuar e interagir diretamente com os menores, por exemplo, em contexto de jogos online”, além de colecionarem, promoverem, partilharem e até produzirem conteúdos de pornografia de menores, “que posteriormente alimentam as redes organizadas” e o abuso sexual.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Dormidas de turistas residentes atingem em agosto máximo histórico de 4,2 milhões

Dormidas de turistas residentes atingem em agosto máximo histórico de 4,2 milhões

Próximo Artigo
Incêndio deflagra no braga shopping

Incêndio deflagra no Braga Shopping

Artigos Relacionados