Seguir o O MINHO

Alto Minho

Piscinas de Melgaço estão como novas e vão ser reabertas ao fim de quase três anos

Obras públicas

em

Foto: CM Melgaço

A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, inaugurará as obras de reabilitação das piscinas municipais de Melgaço no próximo 07 de fevereiro às 16:00, acompanhada pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia.

As obras, no valor de mais de 2 milhões de euros, foram realizadas com o objetivo de oferecer condições de excelência ao equipamento e melhorias em eficiência energética e marcam um período de encerramento que se prolonga desde a chegada da pandemia na primavera de 2020.

Segundo a Câmara de Melgaço, em nota enviada, o edifício das piscinas havia sofrido degradação devido à elevada procura e utilização ao longo dos últimos 30 anos. A reabilitação, a primeira desde a sua abertura em 1994, foi uma necessidade urgente para oferecer a Melgaço e ao público em geral um equipamento de qualidade e conforto. O autarca de Melgaço, Manoel Batista, destaca que a piscina é muito procurada por jovens, estudantes, idosos, e população da Galiza, além de ser essencial para a Escola Superior de Desporto e Lazer.

As piscinas estavam fechadas desde 11 de março de 2020 devido à pandemia COVID-19 e não reabriram até agora devido às obras urgentes necessárias. Agora, estão prontas para oferecer aulas de Natação, Reforço Muscular, Hidroginástica e Hidrobike. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 09:00 às 20:30 e ao sábado das 09:00 às 18:30.

A intervenção foi realizada no âmbito do PARU-Melgaço e financiada através de um contrato de financiamento celebrado no IFRRU 2020. O financiamento foi fornecido pelos programas operacionais regionais, Banco Europeu de Investimento (BEI), Banco de Desenvolvimento do Conselho da Europa (CEB) e uma componente bancária privada. A reabilitação contribuiu para a redução da pegada ecológica.

Populares