Seguir o O MINHO

Ave

Piscinas de Famalicão com entrada gratuita para profissionais de saúde, socorro e segurança

Saúde

em

Foto: DR

Nos próximos meses de maio, junho, julho e agosto, a Câmara de Famalicão vai distribuir acessos gratuitos às piscinas municipais por todos os profissionais de saúde, socorro e segurança do concelho que estão na linha da frente do combate à covid-19, foi hoje divulgado.

Esta é uma das várias medidas anunciadas hoje pelo executivo municipal para a retoma da atividade física no concelho, que será enquadrada no regresso da vertente desportiva do programa “Anima-te”, para “pôr os famalicenses a mexer e sensibilizar a população para a importância da prática desportiva”.

Estes profissionais são contemplados com a distribuição de um cartão oferta com seis entradas gratuitas por mês num dos complexos de piscinas municipais, onde poderão usufruir do período de regime livre ou de uma aula com acompanhamento técnico mediante marcação.

Cada instituição receberá a totalidade dos cartões consoante o seu número de profissionais e, de forma a evitar picos de acesso aos complexos municipais, o total de cartões a distribuir por cada instituição será dividido pelos quatro meses de duração do programa.

Para além deste apoio específico para os profissionais que estão na linha da frente e “que ao longo do último ano têm vivido momentos muito exigentes”, o plano anunciado na Reunião de Câmara desta quinta-feira dedica também uma série de ações e iniciativas destinadas à comunidade em geral.

Algumas delas são já bem conhecidas dos famalicenses. É o caso do “Move-te” que este ano se vai realizar não num, mas em três meses – maio, junho e julho. Ao todo estão previstas mais de 300 aulas promovidas em parceria com os ginásios, associações, instituições e clubes desportivos do concelho. As aulas vão decorrer ao ar livre, no Parque da Devesa e em vários espaços das freguesias aderentes, de segunda a sexta-feira, divididas em dois blocos de 30 minutos e com a limitação de participantes por sessão com base nas orientações atuais da DGS.

O programa “Desconfinar em Família” integra também este leque de novas ações anunciadas hoje por Paulo Cunha. Aberto a toda a comunidade, o programa decorrerá de maio a agosto nas piscinas municipais de Joane, Ribeirão, Oliveira São Mateus e Famalicão e pretende incentivar a retoma das atividades aquáticas e estimular a prática da atividade física para toda a família.

O “Desconfinar em Família” prevê a isenção da taxa de inscrição nas piscinas municipais para as novas adesões e a oferta da primeira mensalidade e da taxa de inscrição para o ano 2021/2022 para os utilizadores já inscritos com mensalidade regularizada em janeiro de 2021 (exceto Piscina Municipal de Famalicão). O programa contempla ainda um conjunto de atividades ao sábado para toda a família, com a promoção de duas aulas gratuitas, todos os sábados à tarde nos meses de maio, junho e julho, em todos os complexos de piscinas.

Refira-se ainda que, no total, este plano de retoma da atividade física no concelho vai implicar um esforço financeiro municipal na ordem dos 160 mil euros, estimando-se que alcance mais de 15 mil pessoas.

Populares