Pintor Henrique Silva nomeado presidente interino da bienal de Cerveira

O pintor Henrique Silva é o novo presidente interino do Conselho de Fundadores da fundação Bienal de Arte de Cerveira, nomeação proposta pelo escultor José Rodrigues, anterior presidente daquele órgão, anunciou esta segunda-feira a estrutura.

Em comunicado, a fundação adiantou que o órgão, composto por dez membros, integra “um conjunto de instituições e individualidades de prestígio e experiência em setores diversificados como o ensino superior, a administração autárquica, artistas, instituições financeiras e empresas”.

A Bienal Internacional de Arte de Cerveira, a mais antiga do país, realiza-se desde 1978 e tem recebido, nas últimas edições, entre 80 mil a 90 mil visitantes.

O pintor Henrique Silva foi diretor da bienal de Vila Nova de Cerveira entre 1995 e 2007. Expõe regularmente desde 1958, tendo realizado mais de 50 exposições individuais em França, Espanha, Bélgica, Suíça, Brasil e Portugal, e mais de 200 exposições coletivas entre a Europa, América e Japão.

Atualmente é diretor do curso de Artes Plásticas e Multimédia na Escola Superior Gallaecia, situada em Vila Nova de Cerveira.

Já em dezembro de 2015 tinham sido nomeados como novos diretores da fundação o chefe de divisão sócio cultural e desportiva da Câmara de Vila Nova de Cerveira, Nuno Correia, e Camilo Ramos, com “fortes” ligações ao concelho.

As mudanças introduzidas na orgânica da Fundação foram justificadas com a “necessidade de existir uma maior agilização do relacionamento entre a autarquia e a fundação”.

A nomeação da nova equipa surgiu na sequência da aceitação, pela Câmara Municipal, “do pedido de termo de representação apresentado pelo vice-presidente e diretor artístico, o pintor Henrique Silva, que evocou razões pessoais, e pelo vogal Correia da Silva, que justificou a decisão com a imposição do Banco de Portugal”.

Henrique Silva e Correia da Silva estavam há mais de dois na direção que cessou funções no final do ano passado e que organizou a 18.ª Bienal de Arte, que terminou em setembro último.

Promover a arte contemporânea no plano nacional e internacional, organizar as bienais de arte, sendo que a próximo se realizará em 2017, gerir a conservação do espólio da Fundação, criar o Museu da Bienal de Cerveira e apoiar o empreendedorismo criativo, é a missão da Fundação Bienal de Cerveira.

 

logo Facebook Fique a par das Notícias de Cerveira. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x