Os canoístas portugueses Fernando Pimenta, Teresa Portela, Francisca Laia e Messias Baptista apuraram-se esta manhã para a final de K4 500, no Campeonato do Mundo de velocidade, depois de vencerem a segunda meia-final da prova que decorre este fim de semana no Uzbequistão.
Os portugueses concluíram a manga em 01 minuto, 28 segundos e 125 centésimos, ficando à frente da equipa da Rússia (designada por AIN nas competições internacionais por causa da invasão da Ucrânia) e da República Checa.
No conjunto das duas meias-finais, a equipa portuguesa foi a que conseguiu o melhor tempo, pelo que parte como favorita para se sagrar campeã do mundo na final da prova que decorre amanhã de manhã.
Representam Portugal neste campeonato os atletas Fernando Pimenta, Teresa Portela, Messias Baptista e Francisca Laia, bem como os treinadores Hélio Lucas e Rui Fernandes.
As finais continuam no domingo, e além do K4 (10:32, hora portuguesa) há ainda Fernando Pimenta a nível individual, primeiro no K1 500 (08:18, hora portuguesa) e depois no K1 5000 (13:42, hora portuguesa).
Teresa Portela também volta a competir no domingo, desta vez na final de K2 200, com Francisca Laia (08:25, hora portuguesa).
O campeonato do mundo de velocidade (distâncias não-olímpicas) decorre entre 23 e 25 de agosto, em Samarkan, Uzbequistão.