Seguir o O MINHO

Desporto

Piloto vimarense é campeão na Fórmula Ford Portugal 2017

em

Foto: Divulgação

Miguel Matos é o novo campeão da Fórmula Ford Portugal, a única competição de monolugares promovida no país. Na quinta e última prova, disputada este fim de semana no Autódromo do Estoril, o piloto vimaranense do Team Rectificadora de Guimarães também rubricou a melhor volta quer na corrida 1, a qual venceu e garantiu o título, quer na corrida 2.

À partida para a quinta e última jornada da edição 2017, Miguel Matos encontrava-se na liderança da competição com 170 pontos e com uma vantagem de 22 e 23 pontos face aos segundo e terceiro classificados, nomeadamente para o lisboeta Duarte Pires e para o madeirense Duarte Carvalho, respetivamente, pelo que se vencesse desde logo a corrida 1, carimbava a conquista do tão ambicionado título.

E assim fez, tirando o melhor proveito do bem preparado Fórmula Ford Zetec (Mygale 04).

Foto: Divulgação

Na corrida 1, Miguel Matos arrancou bem e assumiu a liderança, tendo depois caído para a quarta posição, mas a meio da contenda regressou ao comando e não mais o largou até final – assinando também a volta mais rápida em 1m51,535s – conseguindo assim fazer a festa do título logo no sábado.

No domingo, na corrida 2, o piloto de Guimarães voltou a vencer e a rubricar a volta mais rápida em 1m52,016s, sendo a sua sétima volta mais rápida da época (em 10 corridas), mas foi penalizado em 30 segundos e caiu para a oitava posição.

“Venci as duas corridas na pista e perdi uma na “secretaria”, pois em causa esteve um toque entre mim e outro piloto, sendo que esse piloto no final da corrida veio pedir-me desculpa por me ter tocado, quando eu já tinha metade do meu carro na trajetória. Por isso, nunca poderia ter sido penalizado”, disse o piloto.

“Contudo, o mais importante foi eu ter conseguido conquistar o título na primeira vez que disputei todas as provas da competição. E este título também é do Team Rectificadora de Guimarães, em particular do diretor técnico Paulo Ferreira e do chefe de equipa Albano Matos, que trabalharam muito para que eu tivesse sempre um carro competitivo ao longo da época. E agradeço naturalmente todo o apoio da minha família ao longo do ano, assim como de tantos amigos”, comentou o piloto vimaranense de 21 anos de idade, o novo campeão da Fórmula Ford Portugal.

Anúncio

I Liga

Gil Vicente perde em casa e Benfica regressa à liderança

22.ª jornada

em

Foto: Divulgação/SL Benfica

O Benfica venceu hoje por 1-0 na deslocação ao terreno do Gil Vicente, na partida de encerramento da 22.ª jornada da I Liga de futebol, reassumindo a liderança do campeonato.

Os ‘encarnados’, que vinham de duas derrotas no campeonato, frente a FC Porto e SC Braga, regressaram às vitórias, com o avançado brasileiro Carlos Vinícius a marcar o único golo da partida, aos 15 minutos.

Com o triunfo de hoje, o Benfica reassume a liderança do campeonato, com 57 pontos, mais um que o FC Porto, enquanto o Gil Vicente, que tinha vencido o Vitória de Setúbal na última jornada, é 11.º, com 26 pontos.

Continuar a ler

Desporto

Portugal perde na Bielorrússia na corrida ao Mundial de basquetebol de 2023

72-56

em

Foto: Federação Portuguesa de Basquetebol / DR

A seleção portuguesa de basquetebol perdeu, esta segunda-feira, por 72-56 com a Bielorrússia, em Minsk, na segunda jornada do Grupo A da primeira ronda de pré-qualificação europeia para o Mundial de basquetebol de 2023.

A formação das “quinas”, que ao intervalo cedia por 34-29, soma os mesmos três pontos da Albânia e menos um do que os bielorrussos, sendo que precisa de ficar num dos dois primeiros lugares para garantir um lugar na segunda ronda de pré-qualificação.

Portugal só volta a jogar em novembro, recebendo a 26 o Chipre, que perdeu os dois encontros já disputados e totaliza dois pontos, e deslocando-se a 29 à Albânia, que venceu em Albufeira na primeira jornada por 70-62.

Continuar a ler

Desporto

João Sousa cai um lugar no ranking ATP

Ténis

em

Foto: DR

O tenista português João Sousa caiu uma posição no ranking mundial, do 67.º para o 68.º posto, numa lista divulgada, esta segunda-feira, sem alterações no “top 10”, que continua a ser liderado pelo sérvio Novak Djokovic.

Para além de João Sousa, número um português, que vai participar no ATP 500 do Dubai, defrontando na primeira ronda o sérvio Filip Krajinovic (33.º da hierarquia da ATP), também Pedro Sousa desceu uma posição, de 107.º para 108.º.

Contrapondo às descidas mínimas de João Sousa e Pedro Sousa, João Domingues “escalou” 19 posições e atingiu a 150º.ª posição, o seu melhor lugar no ranking, depois do número três nacional ter chegado à segunda ronda do Open do Rio de Janeiro.

O “top 10” da tabela manteve-se inalterado, com Djokovic a liderar, seguido do espanhol Rafael Nadal e do suíço Roger Federer, que foi operado há quatro dias ao joelho direito e só regressará aos courts em junho.

Continuar a ler

Populares