Seguir o O MINHO

Desporto

Piloto vimarense é campeão na Fórmula Ford Portugal 2017

em

Foto: Divulgação

Miguel Matos é o novo campeão da Fórmula Ford Portugal, a única competição de monolugares promovida no país. Na quinta e última prova, disputada este fim de semana no Autódromo do Estoril, o piloto vimaranense do Team Rectificadora de Guimarães também rubricou a melhor volta quer na corrida 1, a qual venceu e garantiu o título, quer na corrida 2.


À partida para a quinta e última jornada da edição 2017, Miguel Matos encontrava-se na liderança da competição com 170 pontos e com uma vantagem de 22 e 23 pontos face aos segundo e terceiro classificados, nomeadamente para o lisboeta Duarte Pires e para o madeirense Duarte Carvalho, respetivamente, pelo que se vencesse desde logo a corrida 1, carimbava a conquista do tão ambicionado título.

E assim fez, tirando o melhor proveito do bem preparado Fórmula Ford Zetec (Mygale 04).

Foto: Divulgação

Na corrida 1, Miguel Matos arrancou bem e assumiu a liderança, tendo depois caído para a quarta posição, mas a meio da contenda regressou ao comando e não mais o largou até final – assinando também a volta mais rápida em 1m51,535s – conseguindo assim fazer a festa do título logo no sábado.

No domingo, na corrida 2, o piloto de Guimarães voltou a vencer e a rubricar a volta mais rápida em 1m52,016s, sendo a sua sétima volta mais rápida da época (em 10 corridas), mas foi penalizado em 30 segundos e caiu para a oitava posição.

“Venci as duas corridas na pista e perdi uma na “secretaria”, pois em causa esteve um toque entre mim e outro piloto, sendo que esse piloto no final da corrida veio pedir-me desculpa por me ter tocado, quando eu já tinha metade do meu carro na trajetória. Por isso, nunca poderia ter sido penalizado”, disse o piloto.

“Contudo, o mais importante foi eu ter conseguido conquistar o título na primeira vez que disputei todas as provas da competição. E este título também é do Team Rectificadora de Guimarães, em particular do diretor técnico Paulo Ferreira e do chefe de equipa Albano Matos, que trabalharam muito para que eu tivesse sempre um carro competitivo ao longo da época. E agradeço naturalmente todo o apoio da minha família ao longo do ano, assim como de tantos amigos”, comentou o piloto vimaranense de 21 anos de idade, o novo campeão da Fórmula Ford Portugal.

Anúncio

Desporto

Futuro Espaço Multiusos de Celorico de Basto vai ter o nome do tenista João Sousa

Ténis

em

Foto: DR

O futuro Espaço Multiusos de Celorico de Basto, a instalar no centro da vila, terá o nome do tenista João Sousa, anunciou hoje o presidente da Câmara.

Apesar de ser natural de Guimarães, os pais do tenista são de Celorico de Basto, motivo pelo qual o executivo liderado pelo social-democrata Joaquim Mota e Silva tomou esta decisão.

Para além dessa homenagem, o tenista vai ainda receber a medalha de Honra do Município, acrescentou o autarca através de uma breve publicação na rede social Facebook.

“Filho de mãe e pai celoricenses, o atleta afirmou-se ao longo da sua brilhante carreira como o melhor tenista português de todos os tempos, sendo por isso um motivo de orgulho para a comunidade celoricense”, disse o edil.

Continuar a ler

Futebol

Carvalhal garante SC Braga na máxima força na Grécia

Liga Europa

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O treinador Carlos Carvalhal garantiu hoje um SC Braga no máximo das suas capacidades no campo do AEK Atenas, onde uma vitória garante a passagem à fase seguinte da Liga Europa de futebol.

O Braga, que bateu o AEK Atenas por 3-0, em casa, na segunda jornada do grupo G, joga na quinta-feira no campo dos gregos a quinta ronda e, na antevisão da partida, o técnico disse esperar um “jogo difícil”, mas assegura que a sua equipa estará “à altura das responsabilidades”.

“Não tememos nada, respeitamos, sim, o adversário, é uma equipa boa, tem um bom treinador, uma boa organização, e está a lutar fortemente pelo título esta época. Não esperamos facilidades. Sabemos das dificuldades que o AEK criou ao Leicester em casa [perdeu por 2-1], o resultado com o Zorya [na última jornada, derrota caseira por 3-0] é muito enganador, golearam o Zorya fora [4-1]. Temos 100 por cento de respeito, zero por cento de medo”, frisou.

O técnico dos minhotos garantiu ainda que o Braga vai apresentar-se na máxima força e deu o exemplo do recente jogo com o Trofense, da terceira eliminatória da Taça de Portugal.

“Se fomos para a Trofa com tudo, no máximo das nossas capacidades, um jogo da Taça, contra uma equipa [equivalente] da III divisão e tivemos muitas dificuldades em ganhar [1-0], contra o AEK temos que ir a top, de outra forma não faz sentido”, afirmou.

O treinador do AEK, Massimo Carrera, admitiu fazer algumas poupanças tendo em conta o jogo de domingo do campeonato grego, mas para Carlos Carvalhal, independentemente da troca de “um ou outro jogador”, “é sempre o Braga ou o AEK que vai jogar”.

“Tenho dois jogadores por posição, todos com a mesma competência, nunca meto a segunda equipa, mas os jogadores do Braga a jogar. A gestão que tem que ser feita num ciclo destes, nossa, do AEK, do Benfica, FC Porto, etc., é um imperativo, mas as equipas, em todos os jogos, apresentam-se na máxima força para jogar, uma máxima força relativa: naquele jogo, aqueles jogadores são os que os treinadores entendem serem os melhores para vencerem, é isso que acredito que o AEK vai fazer e eu também”, disse.

Por seu lado, Sequeira assegurou que a equipa vai abordar o jogo com os gregos como sempre faz, “o Trofense como este, o Leicester como os jogos para o campeonato: em qualquer campo, seja onde for, tentar vencer e dar o nosso melhor”.

O Braga vem de uma vitória difícil sobre o Farense (1-0), no domingo e, antes, de um empate caseiro com o Leicester (3-3), para a Liga Europa.

“Foram dois jogos distintos, mas dois resultados que nos trazem confiança para abordarmos agora o AEK. Vamos ter um Braga dentro do que tem feito, a entrar para vencer”, reforçou o lateral esquerdo, de 30 anos.

SC Braga, segundo classificado do grupo G, com sete pontos, e AEK Atenas, terceiro, com três, defrontam-se a partir das 17:55 de quinta-feira, no Estádio Olímpico de Atenas “Spyros Louis”, na Grécia, jogo que será arbitrado pelo búlgaro Georgi Kabakov.

Continuar a ler

Futebol

AEK vai fazer poupanças com o SC Braga a pensar no campeonato

Liga Europa

em

Foto: Paulo Jorge Magalhães / O MINHO

O treinador do AEK Atenas, Massimo Carrera, admitiu hoje fazer algumas poupanças a pensar no campeonato grego no jogo com o SC Braga, quinta-feira, na quinta jornada do grupo G da Liga Europa de futebol.

O grande objetivo da temporada do AEK Atenas é a conquista do campeonato, no qual está bem classificado, ocupando a terceira posição, a três pontos do líder Olympiacos, ambos com menos dois jogos, um dos quais entre as duas equipas.

Questionado sobre se fará alterações a pensar no importante dérbi de Atenas, no domingo, com o Panathinaikos, o técnico italiano da equipa grega admitiu fazer alguma gestão.

“Sim, iremos resguardar alguns jogadores no jogo de amanhã [quinta-feira], temos também ainda de ver qual a condição física dos jogadores e é natural que a equipa [diante do Sporting de Braga] tenha em conta o jogo de domingo”, disse.

Contudo, a qualificação para a fase seguinte, que passa obrigatoriamente por uma vitória sobre os bracarenses, é um objetivo que o técnico mantém, apesar de reconhecer ser difícil.

“O nosso objetivo é entrar em campo e tentar ganhar, como em todos os jogos, sabendo que vamos defrontar uma grande equipa. Enquanto há vida, há esperança e vamos ainda disputar dois jogos importantes nesta competição”, disse.

Na última jornada da Liga Europa, os gregos perderam, em casa, com os ucranianos do Zorya (3-0), e André Simões considera que já é “bastante difícil [o AEK] passar neste grupo”, mas notou que, quinta-feira, “é uma nova oportunidade” e, “enquanto houver esperança e for possível, no futebol há sempre surpresas”.

O foco maior no campeonato admitido pelo treinador pode tirar peso à equipa no jogo com os minhotos, mas o jogador, a cumprir a sua sexta temporada no clube grego, tendo sido campeão em 2017/18, frisa que o AEK Atenas joga sempre para ganhar.

“Podemos enfrentar o jogo de maneira diferente, mais tranquila, mas sabendo que a vitória é o principal objetivo, temos sempre de lutar pela vitória. O jogo de domingo é muito importante para nós, mas prefiro pensar no jogo de quinta-feira”, disse.

O jogador português deixou ainda fortes elogios aos ‘arsenalistas’.

“É uma excelente equipa, que tem vindo a fazer um excelente trabalho com este novo treinador, Carlos Carvalhal, dou-lhes os parabéns pelo que têm feito no campeonato. O Sporting de Braga tem vindo a fazer um trabalho fantástico ano após ano, cada vez se aproxima mais dos ‘três grandes’, é um pouco desconhecido no resto da Europa, mas nós, que somos portugueses, sabemos disso”, elogiou.

SC Braga, segundo classificado do grupo G, com sete pontos, e AEK Atenas, terceiro, com três, defrontam-se a partir das 17:55 de quinta-feira, no Estádio Olímpico de Atenas “Spyros Louis”, na Grécia, jogo que será arbitrado pelo búlgaro Georgi Kabakov.

Continuar a ler

Populares