Picoto Park: uma vista de 360º sobre a cidade de Braga

Escalada, paintball, mini golfe, tiro ao alvo, quick jump, arborismo e uma paisagem de cortar a respiração. A cinco minutos do centro da cidade. Picoto Park abre em março

É o único lugar com uma vista de 360º sobre Braga. O monte Picoto vai ser um parque de aventura. E mostrar toda a cidade através de uma experiência diferenciadora e com um slogan muito apropriado: ‘adventure with a view”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Escalada, paintball, mini golfe, tiro ao alvo, quick jump, arborismo e uma paisagem de cortar a respiração é possível a cinco minutos do centro da cidade. O Picoto Park abre a 23 de março. O MINHO foi conhecer os 14 mil metros de área incorporados com um parque para 500 viaturas.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

“É um parque de aventuras destinado a todo o tipo de grupos desde os 3 anos até adultos, onde há actividades de cariz ecológico, promovendo a interacção entre os grupos e as famílias”, começa por contar António Mirra, o responsável do parque sentado numa mesa de madeira, no exterior do bar.

Aliás, bar que vai funcionar de forma permanente para quem quiser passar um fim de tarde tranquilo, utilizando o lounge, idealizado para ter uma vista sobre parte da cidade.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

É também por aqui que fica a área infantil que permite aos pais estarem a relaxar não perdendo de vista os filhos.

“Isto não é uma Bracalândia”, insiste várias vezes António Mirra. “Os nossos carroceis são ecológicos funcionam à base de roldanas e manivelas e temos muito material criado com recurso a madeiras reaproveitadas”.

Na parte superior fica o verdadeiro parque de aventuras direcionado para “grupos escolares, festas de aniversário, team building para empresas e grupos de amigos ou famílias que queiram ter experiências na natureza”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

O responsável faz uma pausa para explicar que “as festas de aniversário, por exemplo, terão um formato que não é usual porque as crianças serão sempre acompanhadas por monitores”.

É que a segurança é uma das chaves deste parque.

As características únicas a nível nacional do próprio monte do Picoto são realçadas por António Mirra: “está a poucos minutos do centro da cidade; permite atividades de BTT e orientação e já temos parcerias com Tuk Tuks e segways que facilmente chegam cá”.

“Quando todo o trabalho de reflorestação que está a ser feito ‘crescer’, com o miradouro, a ciclovia e os trilhos para caminhadas, fica aqui um local como não há no país”, a que se juntam acessibilidades para cadeiras de rodas e carrinhos de bebé.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Por isso, António Mirara espera que o Picoto Park seja catalisador de outras iniciativas e que “os operadores turísticos possam fazer deste, o centro para visitar outros locais à volta da cidade”.

Experiência

António Mirra é natural da Póvoa de Varzim, começou a trabalhar na área dos parques de aventuras com 22 anos e 17 anos depois, embarca numa nova andança. “A nossa empresa já tem um parque no Gerês, outro em S. Pedro de Rates e ajudou a construir 30 parques para outras entidades”. O do Picoto foi idealizado e projetado “pela nossa equipa”.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Morador em Braga há 10 anos, o Monte do Picoto sempre foi a primeira opção para criar um parque de aventuras. Ainda fez uma proposta para uma área no Parque da Ponte (sem resposta até hoje), ainda reservou um espaço na zona do Bom Jesus mas depois de ganhar a concessão por 25 anos, no Monte Picoto voltou ao sonho inicial.

Inauguração

A inauguração está marcada para 23 de março. “Temos feito alguns testes com grupos de clientes para conseguirmos suprir as lacunas, se as houver”. A agenda para os próximos meses já está preenchida e o programa de preços disponível.

Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO
Foto: Paulo Jorge Magalhães/O MINHO

Ainda antes da inauguração é feita uma acção de recrutamento de pessoal, nos dias 9 e 10 de março. “Já temos a nossa equipa permanente definida mas há alturas do ano que precisamos de reforços e convém que já estejam familiarizados com a nossa filosofia e a nossa forma de trabalhar”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x