PIB da zona euro e UE cresce no 3.º trimestre, Portugal com 2.ª maior subida em cadeia

Economia
Pib da zona euro e ue cresce no 3. º trimestre, portugal com 2. ª maior subida em cadeia
Foto: O MINHO / Arquivo

O PIB da zona euro e da União Europeia (UE) avançou no terceiro trimestre quer na comparação homóloga quer em cadeia, com Portugal a registar a terceira maior subida trimestral (2,9%), segundo uma estimativa do Eurostat.

O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro acelerou 3,9% face ao período homólogo de 2020 e 2,2% na comparação com o segundo trimestre do ano.

Na UE, a economia cresceu 4,1% em termos homólogos e 2,1% na variação em cadeia.

Na comparação com o segundo trimestre, entre julho e setembro, o PIB avançou em 26 Estados-membros, tendo sido o da Áustria o que mais cresceu (3,8%), seguindo-se a França (3,0%) e Portugal (2,9%), e manteve-se estável na Lituânia.

Face ao terceiro trimestre de 2020, todos os Estados-membros viram a sua economia crescer, com destaque para a Croácia (15,5%), a Grécia (13,4%) e a Irlanda (11,4%).

Portugal registou uma subida homóloga de 4,2% no seu PIB.

Já no que respeita à taxa de emprego, o serviço estatístico europeu estima um crescimento, para a zona euro e a UE, de 2,1% na variação homóloga e 0,9% em cadeia.

A Irlanda (7,6%) foi o país onde o emprego mais cresceu na comparação homóloga, seguindo-se a Hungria (4,1%), a Dinamarca e a Espanha (4,0% cada), tendo a Roménia (-6,9%) e a Letónia (0,9%) apresentado os únicos recuos.

Face ao segundo trimestre, entre julho e setembro, a taxa de emprego teve o maior avanço na Irlanda (4,0%), seguindo-se Espanha (2,6%) e Lituânia (2,1%), com um recuo a ser observado na Letónia (-2,0%).

Em Portugal, o número de pessoas com um emprego subiu 3,8% na variação homóloga e 1,9% em cadeia.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Covid-19: oms desaconselha tratamento com plasma de recuperados

Covid-19: OMS desaconselha tratamento com plasma de recuperados

Próximo Artigo
Condutora de 19 anos em estado grave após violento despiste em guimarães

Condutora de 19 anos em estado grave após violento despiste em Guimarães

Artigos Relacionados