Seguir o O MINHO

Alto Minho

PEV questiona Governo sobre situação de ex-trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo

em

O deputado do Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) José Luís Ferreira informou hoje ter questionado o ministério do Trabalho e da Solidariedade Social sobre o impasse na resolução da situação dos ex-trabalhadores dos estaleiros de Viana do Castelo.

Em causa estão um grupo de cerca de 150 ex-trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) que, em maio, deixaram de ter o subsídio de desemprego, cerca de 50 dos quais ainda não atingiram os 57 anos exigidos pela lei para requererem a reforma antecipada por desemprego prolongado e ainda não foram reintegrados no mercado de trabalho.

No requerimento enviado ao ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o PEV 27 refere que “uma delegação da comissão representativa daqueles ex-funcionários foi recebida, em maio, pelo ministro do Trabalho que se comprometeu a procurar uma solução para os problemas expostos”, mas que tal não aconteceu.

“Face ao silêncio do Governo, a mesma comissão solicitou, em junho, uma reunião com o ministro do Trabalho. No entanto, continua sem resposta, apesar de terem já passado dois meses”, refere o PEV.

O PEV quer agora saber se Vieira da Silva “recebeu o ofício e que motivos justificam que, volvidos dois meses, os ex-trabalhadores dos ENVC não terem ainda qualquer resposta“.

“Que soluções pondera o Governo adotar para estes ex-trabalhadores dos ENVC, que, para além de terem sido penalizados com a destruição dos seus postos de trabalho, se vêm agora sem qualquer apoio social, mesmo não tendo emprego que lhes permita viver e sustentar a família?”, interroga o PEV no requerimento enviado ao ministério tutelado por Vieira da Silva.

 

Populares