Seguir o O MINHO

Braga

Voluntários e sem-abrigo recolhem lixo nas ruas de Braga

Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, com a ação “(Re)Alojar Resíduos”

em

Foto: CVP Braga

Alguns utentes da Cruz Vermelha Portuguesa, da Área de Intervenção para as Pessoas em Situação de Sem-Abrigo com Comportamentos Aditivos e Dependências, realizaram esta manhã de sábado uma ação de recolha de resíduos e sensibilização para a importância da manutenção da limpeza da via pública, bem como da correta triagem dos resíduos, foi hoje anunciado.

Esta ação, que contou com cerca de 30 pessoas, teve participação da associação AMO Braga, em parceria com Câmara de Braga, AGERE e Braval. Recorde-se que alguns dos utentes se encontram na mesma em situação de sem-abrigo, apesar de recolherem ao centro da Cruz Vermelha quando assim o entendem.

Os trabalhos decorreram junto ao Centro de Alojamento Temporário, em Braga, e incluíram vários voluntários, num “esforço coletivo envolvendo aproximadamente 30 profissionais, voluntárias/os e, sobretudo, contando com a participação de beneficiários/as com o intuito de tornar o perímetro ao redor do Centro de Alojamento mais limpo e sustentável”, escreve a Cruz Vermelha, em comunicado.

A atividade decorreu a partir da organização de pequenos grupos, com o objetivo de maximizar a área alvo da limpeza com material adequado para posterior depósito correto em contentores de reciclagem ou de resíduos indiferenciados, explica a instituição.

“O material recolhido em boa parte constituía-se de material perigoso, como garrafas partidas e seringas usadas, associado ao consumo de substâncias psicoativas”, pode ler-se.

A ação terminou com a recolha de cerca de 20 sacos de 100 litros de resíduos, sendo a maior quantidade vidro, embalagens e resíduos indiferenciados. No que respeita a resíduos de risco, os mesmos irão ser devidamente encaminhados para as entidades competentes.

O presidente da Cruz Vermelha de Braga, Armando Osório, entende que esta ação piloto “é fundamental para a integração social dos utentes sem-abrigo e dependentes.

Da mesma forma o vereador do ambiente do Município de Braga, Altino Bessa reforça que esta ação deverá ser replicada futuramente, em parceria com as associações e instituições envolvidas.

Já Raquel Sousa, coordenadora da AMO Braga, sublinha que estas ações são importantes numa colaboração conjunta entre instituições, fomentando o voluntariado e o espírito de equipa entre voluntárias/os, técnicos/as e benficiárias/os.

A iniciativa contou com a colaboração da associação AMO Braga no desenvolvimento da ação, e da AGERE e Braval no apoio logístico, com cedência de materiais e equipamentos, inserindo-se no evento da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, que decorre entre 20 e 28 de novembro, da qual fazem parte várias atividades ecológicas a serem conduzidas pelo continente europeu.

Populares