Póvoa de Lanhoso deu início a aulas de dança para 52 utentes da Casa de Trabalho, da Assis e da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais de Distrito de Braga (AADVDB).
Em comunicado, a autarquia adianta que está previsto “que este número venha a aumentar”.
Destinando-se especificamente a pessoas com deficiência, as aulas de dança vão decorrer em cada uma das instituições e serão promovidas pelo Projeto Póvoa Dança do serviço de Cultura do Município, através de uma parceria com a Companhia 77.
“Estando já calendarizadas para todo o ano, e com uma cadência semanal, à exceção das férias, todas as semanas haverá um dia com um momento para dançar. As danças inclusivas têm como objetivo principal promover a participação de todas as pessoas, independentemente das suas habilidades físicas, cognitivas ou emocionais, garantindo que todos/as possam participar plenamente”, refere o comunicado.
A autarquia acrescenta que “permitem ainda celebrar a diversidade e a individualidade de cada um/uma, respeitando as diferenças e promovendo a inclusão de todos/as, criando oportunidades para se expressarem através desta forma de arte, promovendo o seu bem-estar físico e emocional e aumentando a sua autoconfiança”.
Os utentes da Casa de Trabalho, da Assis e da AADVDB irão participar em várias atividades previstas para este ano, nomeadamente no Dia Mundial da Dança e nas Marchas Populares, à semelhança da apresentação da atividade “Pinta Sorrisos” que teve lugar, recentemente, no âmbito da XIII SMIND (Semana para a Igualdade e Não Discriminação).
“Esta é mais uma aposta da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso na construção de um concelho cada vez mais inclusivo no seguimento de outras iniciativas como as ‘Férias Ativas Inclusivas’ ou a ‘Rota dos Monumentos Inclusivos’ recentemente apresentada”, conclui o comunicado.