Município de Esposende está ao lado dos pescadores contra a intenção de implementação de um posto de pesagem na vila, pela Docapesca.
Benjamim Pereira, presidente da Câmara Municipal de Esposende, reuniu-se, esta terça-feira, com os pescadores da Apúlia, de forma a debater a intenção da Docapesca de instalar um posto de pesagem naquela vila.
Em comunicado, a autarquia de Esposende referiu que está “do lado dos pescadores da Apúlia na defesa dos seus interesses e na objeção à implementação deste posto de pesagem que, se for aplicado, obrigará os pescadores ao pagamento de valores sobre todo o pescado, mesmo que não seja vendido”.
“A Câmara Municipal de Esposende está ao lado dos pescadores de Apúlia na defesa dos seus interesses e na objeção à implementação de um posto de pesagem de pescado naquela vila, e irá empenhar-se para ver atendidas as suas reivindicações, intervindo junto do Governo”, referiu.
O edil manifestou total apoio às preocupações dos profissionais da pesca e comprometeu-se a tentar fazer valer os seus argumentos junto da tutela, tendo solicitado uma reunião ao Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário.
“Enquanto essa audiência não acontece, e de acordo com o que ficou acordado na reunião que ontem teve lugar, a Docapesca não avançará com o sistema de pesagem”, realçou a autarquia de Esposende.
Ainda na mesma reunião, que contou com a presença de Augusto Silva, presidente da Associação dos Pescadores Profissionais do Concelho de Esposende, Eurico Martins, diretor da Região Norte da Docapesca, e Luís Peixoto, presidente da União das Freguesias de Apúlia e Fão, Benjamim Pereira comprometeu-se a procurar as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade piscatória.
“Benjamim Pereira mostrou-se igualmente sensível aos constrangimentos apresentados em relação às condições de trabalho dos pescadores e comprometeu-se a, dentro das suas possibilidades e em concertação com todas as entidades que tutelam a zona costeira, procurar as condições necessárias para o desenvolvimento da atividade piscatória, tendo em conta a importância do setor para a economia local e numa ótica de preservação daquilo que são as tradições locais”, sublinhou a Câmara Municipal de Esposende.
Fique a par das Notícias de Esposende. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui